Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Vitamina D em excesso gera risco à saúde

Especialistas recomendam exames frequentes para a verificação do quadro
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 22/04/2020 - 16:45
A vitamina D tem a função de regular o metabolismo ósseo no corpo humano. É uma poderosa arma para o bom funcionamento de sistemas como o cardiovascular e nervoso. Apesar de essencial, o excesso representa um risco à saúde. Especialistas afirmam que fraqueza e alterações no estado mental são algumas das consequências do uso indiscriminado da vitamina.
 
A professora do curso de Farmácia da UNAMA - Universidade da Amazônia, Diandra Araújo, afirma que o alto índice de cálcio no sangue é também uma das consequências pelo consumo excessivo da vitamina. “Os sintomas causam intoxicação grave por excesso de vitamina D, principalmente, pela elevação da concentração de cálcio no sangue, alterações do metabolismo ósseo e desequilíbrio outros eletrólitos como o fósforo. As complicações incluem  anorexia, náuseas, vômitos, aumento na frequência urinária, aumento da sede, constipação, fraqueza e alterações no estado mental, problemas cognitivos, entrar em coma, também podendo ocorrer arritmias cardíacas e insuficiência renal”, explicou.
 
A melhor forma de dosar a vitamina D é fazendo exames de sangue. “Deve ser feito exame de sangue, no qual é realizado a investigação dos níveis de 25-hidroxivitamina D ou 25(OH)D, que representa sua forma química em maior quantidade e por mais tempo no organismo. Além da detecção pelo exame, é necessário fazer a anamnese apropriada, levando em consideração a faixa etária, doenças pré-existentes, medicamentos que estejam sendo utilizados pelo paciente, para poder considerar a necessidade de fazer a suplementação da vitamina D”, concluiu Diandra Araújo.

Comentários