Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Violência contra a mulher em debate na academia

A programação “Mulher, Violência e Direitos Humanos” traz autoridades para discutir o tema nesta segunda-feira (19), às 17h, na UNAMA Ananindeua
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 19/11/2018 - 17:18
Imagem mostra mulher tendo a boca calada por mãos de homem
A programação será composta por duas mesas redondas

Em 2013, 13 mulheres morreram todos os dias vítimas de feminicídio no Brasil, ou seja, assassinato em função de seu gênero. Cerca de 30% foram mortas por parceiro ou ex. Os números feitos pelo Mapa da Violência trazem um alerta para a sociedade e que será tema de debate na UNAMA-Universidade da Amazônia. Os cursos de Serviço Social e Redes de Computadores, em parceria com o Núcleo de Responsabilidade Social da UNAMA Ananindeua, promovem uma mesa de debate “Mulher, Violência e Direitos Humanos”, nesta segunda-feira (19), a partir das 17h, no auditório 2 do campus, localizado na BR-316. As inscrições podem ser feitas no local, mediante a entrega de um brinquedo, que, posteriormente, será doado para instituições de caridade da região.

A programação será composta por duas mesas redondas, que contaram com a presença dos professores Wando Dias Miranda, doutor em Desenvolvimento/Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará; Roberto Magno Reis Netto, mestre em Segurança Pública/Oficial de Justiça avaliador do TJ-PA; Luanna Tomaz de Souza, doutora em Direito/Conselheira da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB; e Patrícia Carvalho Cavalcante, mestra em Antropologia e professora do curso de Serviço social da UNAMA Ananindeua.

O evento também irá abordar o tema "Os desafios da segurança pública no controle da violência contra mulher", que contará com a participação do promotor de Justiça Franklin Lobato Prado, do Núcleo de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher e da Delegada Karina Correia Figueiredo Campelo, que é mestranda em Segurança Pública/Delegada de Polícia Civil da divisão de Prevenção e Repressão a Crimes Tecnológicos – DPRCT.  Além disso participarão ainda adDelegada de Polícia Civil da Mulher de Ananindeua, Ana Paula Zuniga Chaves Delegada, e Núbia de Cássia Carneiro Coimbra, que é coordenadora  do PROPAZ Mulher de ANANINDEUA.

De acordo com uma das organizadoras do evento e coordenadora do curso de Serviços Social da UNAMA, professora Márcia Homci, a Universidade tem o compromisso causas sociais. “Temos o compromisso pelo enfrentamento da violência contra a mulher, que ainda permeia nossa sociedade, mesmo com as legislações que coíbem tal violação. Desta forma, a UNAMA Ananindeua busca, por meio deste evento, sensibilizar, informar e orientar a comunidade acadêmica e externa sobre as diferentes manifestações de violência contra a mulher, incluindo as realizadas no ambiente virtual, conforme a Lei Carolina Dieckmann (como ficou conhecida a Lei Brasileira 12.737/2012, sancionada em 30 de novembro de 2012)”, afirmou.

 

Comentários