Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Veja os erros mais cometidos por vestibulandos

Aprender com os erros já cometidos é uma ótima forma de saber o que deve ser feito para ingressar com sucesso no Ensino Superior
Por: 24/05/2018 - 15:45 - Atualizado em: 24/05/2018 - 15:46
A gente te apresenta os sete deslises mais cometidos pelos candidatos. Foto: Pixabay
A gente te apresenta os sete deslises mais cometidos pelos candidatos. Foto: Pixabay

Por: Henrique Nascimento

 

Ingressar no Ensino Superior é o sonho dos vestibulandos. No entanto, no período de preparação e na realização da prova, existem alguns erros muito comuns que podem impedi-los de alcançar o resultado desejado. Se você está planejando fazer o vestibular e quer saber o que deve ser evitado na hora da prova, a gente te apresenta os sete deslises mais cometidos pelos candidatos. Confira!

1. Não ler o edital

Todo processo de ingresso no Ensino Superior possui um edital. É nele que o vestibulando saberá as informações necessárias como os conteúdos que serão cobrados na prova, o tempo para realização das atividades, datas de divulgação de informações e resultados. Apesar de parecer uma leitura cansativa ou até mesmo longa, é preciso ter atenção aos detalhes para que tudo dê certo no processo de preparação e realização da prova.

2. Só estudar o que possui afinidade

É natural que você tenha mais afinidade com determinadas áreas do conhecimento do que com outras. No entanto, é importante dar o mesmo tempo de preparação para todos os conteúdos que serão cobrados no processo de vestibular. Pense da seguinte maneira: se a sua área é saúde, por exemplo, é esperado que os vestibulandos se destaquem nas áreas de Ciências da Natureza, contudo, o diferencial para alcançar notas maiores que seus concorrentes virá das provas das demais áreas.

3. Não adotar um cronograma de estudos

Para pôr em prática uma preparação equilibrada entre os conteúdos é necessário estabelecer um cronograma de estudos. A organização é a chave para ser bem sucedido. Você pode utilizar alguns aplicativos para te auxiliar nessa tarefa. O importante é conferir os assuntos cobrados pelo processo seletivo que você irá se submeter e separar horários todos os dias para se dedicar a eles. Também é necessário ter um local em casa para estudos onde você não seja tomado por distrações.

4. Não realizar simulados

Conhecer as provas anteriores é fundamental para estar bem preparado para o processo de vestibular. Para isso, é possível encontrar na internet as questões de anos anteriores e praticar. Busque fazer isso de maneira simulada, ou seja, em casa ou em outro ambiente propício, tentando responder as questões no tempo que terá para realizá-las no dia da prova. Depois é só conferir os resultados com os gabaritos online. Alguns cursinhos de pré-vestibular e pré-enem também oferecem a realização de simulados.

5. Esquecer de cuidar da saúde

De nada adianta estudar por horas e não ter uma alimentação ou sono regulado. Para alcançar a vaga que deseja no Ensino Superior é preciso estar com o corpo em ordem. Por isso, não durma tarde ou troque o dia pela noite estudando. Respeite as oito horas de sono por dia indicadas pelos profissionais de saúde. Também esteja atento à alimentação, manter uma rotina alimentar saudável ajuda a prevenir doenças. Alguns alimentos comprovadamente auxiliam o funcionamento do cérebro.  

6. Não planejar o trajeto para o local da prova

Mais de 2 milhões de candidatos inscritos não realizaram o Enem em 2017. Parte deles, provavelmente, perdeu o horário. Para evitar esse tipo de problema planeje com antecedência o trajeto que vai fazer para chegar ao local da prova. Depois de planejado, faça o percurso pelo menos uma vez para contabilizar o tempo aproximado que precisará para chegar ao local. Assim você terá a garantia que não será mais um meme dos “atrasados do Enem”.

7. Preencher o cartão de respostas incorretamente

Uma das parte mais importantes do prova de vestibular é o preenchimento do cartão de respostas. Existem relatos de estudantes que por falta de concentração acabaram errando o preenchimento de uma questão e, por consequência, também das demais. É preciso deixar ao menos trinta minutos do tempo de prova para essa atividade. Assim você poderá com paciência e atenção absoluta preencher o gabarito.

 

Gostou das dicas, mas ainda está com dúvidas sobre que curso escolher? Veja quais foram as graduações mais procuradas em 2018.

 

Comentários