Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Veja dicas de psicólogo para vencer o medo de falar em público

Por: 10/03/2023 - 09:11 - Atualizado em: 10/03/2023 - 11:39
Ansiedade frente ao público pode atrapalhar vida acadêmica

Escrito por Thaynara Andrade

Frio na barriga, náuseas, tremor e gagueira, essas são só algumas das experiências ruins que os estudantes que possuem dificuldade em falar em público podem sofrer na hora de apresentar seus trabalhos para os colegas e professores.

No entanto, por mais que seja amedrontador só pensar na ideia de apresentar um seminário na sala de aula, por exemplo, não há motivo para se desesperar! 

Para te ajudar, conversamos com o professor e psicólogo, Dino Rangel, que deu dicas de algumas atitudes que são muito eficazes para enfrentar esse medo. 

 Confira abaixo: 

1.Entenda o seu problema

Antes de tudo é preciso saber o que leva o aluno a ter nervosismo, já que pode ser uma simples timidez ou até mesmo uma disfunção psicológica mais séria. 

“Tem pessoas que não tem somente a timidez, mas podem apresentar transtornos oriundos de um trauma, como a fobia social que é um transtorno psicológico. Esses problemas provocam sintomas físicos como a sudorese,  a taquicardia e outros sintomas muito fortes”, esclarece.

Nesse caso, o psicólogo recomenda a busca pelo tratamento psicológico para enfrentar essa fobia. 

2.Estude o assunto 

No caso de quem é apenas uma pessoa mais tímida ou sem experiência nas apresentações, de acordo com Dino o estudo do conteúdo já será um fator agregador de confiança. 

“A falta de profundidade no conteúdo gera nervosismo. Então, a primeira coisa a se fazer é se apropriar do conteúdo, se você estudar profundamente o conteúdo a confiança virá.”, explica. 

3.Cuide da sua saúde 

Além disso, o psicólogo destaca que a saúde física e mental também tem sua influência, “a questão da alimentação, do sono, de como está o seu bem-estar psicológico também precisa receber atenção”, afirma. 

4.Treine bastante

“A pessoa pode treinar sozinha em casa, no espelho, com os amigos ou com a família, além de fazer gravações de si mesmo. Porque ela vai se sentir à vontade e ir aos poucos se aprimorando e criando experiências”, recomenda. 

 

Comentários