Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Veja dicas de como manter a saúde da sua voz

A água é uma aliada das pessoas que precisam aproveitar todo potencial vocal
Marcele Lima Por: 10/12/2019 - 17:55
Fonoaudiólogo/Creative Commons
Fonoaudiólogo/Creative Commons

A voz é o principal instrumento de trabalho de uma série de profissionais como professores, jornalistas, advogados e radialistas. Através dela, é possível transmitir a mensagem que se deseja, demonstrar emoções e sentimentos. No entanto, para manter a saúde vocal em dia, é preciso colocar alguns cuidados na rotina e evitar comportamentos que podem, a longo prazo, prejudicar. Entre esses comportamentos, estão o consumo de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar, por exemplo.

Quem pode auxiliar na prevenção e nos cuidados com a voz são os fonoaudiólogos. De acordo com a fonoaudióloga Isabella Ferreira, é importante ficar atento às alterações na voz, como a rouquidão. O sintoma pode necessitar uma visita a um laringologista para avaliação e maiores cuidados. Para seus pacientes, a especialista indica a hidratação constante e a prática de exercícios. “O ideal é [beber] bastante água, [ter uma] alimentação equilibrada e exercícios vocais para fazer aquecimento e preparação vocal”, indica.

Existem também alimentos naturais que contribuem para o bom desempenho na hora de falar. As frutas cítricas possuem o poder de eliminar secreções e a maçã contribui para limpeza das cordas vocais. “Ela tem um efeito adstringente, então consegue limpar a mucosa e favorecer o melhor trabalho vocal por conta da hidratação e da limpeza. Eu gosto sempre de orientar a comer maçã logo pela manhã”, explica a fonoaudióloga.

Por outro lado, há os alimentos que fazem mal e não devem ser consumidos por quem vai passar boa parte do dia falando, como o chocolate e o leite. Ambos aumentam a salivação e deixam o muco mais espesso. Já o café e os chás pretos podem provocar refluxo, fazendo com que o profissional tenha pigarro, interferindo na qualidade da fala.

Confira algumas dicas para manter a voz saudável

Beba água

Pelo menos duas horas antes de começar a trabalhar com a voz é fundamental tomar pelo menos um copo com água para hidratar as cordas vocais. Ideal são 2 litros por dia.

Gargarejo com água e sal

Um copo com água e uma colher de sal aliviam sintomas como dor de garganta e rouquidão, além de promover hidratação e limpeza do trato vocal.

Evite falar alto

Manter o tom normal colabora com a qualidade da voz. Falar em um tom diferente, sob estresse, em locais muito barulhentos, muito rápido e sem pausas pode causar danos.

Aquecimento

Preparar seu instrumento de trabalho para a jornada diária deveria ser uma regra. Procurar a orientação de um fonoaudiólogo é a primeira parte. Exercícios simples que podem ser feitos em casa também contribuem, como vibrar a língua e os lábios, simular uma mastigação com e sem sons e pronunciar algumas letras como s e z, são exemplos de exercícios. 

 

Comentários