Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Veja como se preparar da melhor maneira para o início do semestre

Confira dicas valiosas para mais uma etapa de estudos
Por: 28/07/2022 - 08:57 - Atualizado em: 04/08/2022 - 09:00
Organização é palavra de ordem para ter um período mais tranquilo. Crédito Freepik
Organização é palavra de ordem para ter um período mais tranquilo. Crédito Freepik

Escrito por Suellen Fernandes

Mais um semestre se inicia e a organização é palavra de ordem para ter um período mais tranquilo, mesmo que imprevistos (que sempre acontecem) interfiram na rotina. Para te ajudar neste início do semestre, seguem algumas dicas valiosas para você aproveitar da melhor maneira mais uma etapa de estudos. Hora de voltar, estudante!

Consulte a ementa das disciplinas

Leia a ementa da matéria que você vai cursar para ter mais noção dos temas que serão abordados durante as aulas. Assim, você poderá pesquisar algum tema que te chame mais a atenção e tirar dúvidas na aula. Dessa maneira, você terá melhor aproveitamento da disciplina. Você pode utilizar a bibliografia para ler algum autor ou artigo que te auxilie a entender de forma prévia o assunto que será discutido em classe.

Conheça o modelo de ensino de cada docente

Alguns professores são mais exigentes e outros mais flexíveis quanto a tipos de avaliação, atrasos e participação nas atividades em sala. Se você não conhece a metodologia de quem vai ministrar a aula, é um bom caminho de mesmo curso ou mesma universidade para entender previamente como é a didática do professor da disciplina. Assim, saberá empenhar mais esforços para aplicar à disciplina. Certamente você vai estar mais ciente da dinâmica de cada professor, embora você poderá ter uma percepção diferente do docente ao longo do semestre. Fica a dica!

Prepare seu calendário e sua rotina

Férias são feitas para dar uma relaxada mesmo. Bem merecido, mas agora é hora de preparar seus horários de estudo, de deslocamento (se é o seu caso) e material que precisará para as classes. Se você trabalha e tem uma rotina mais extensa, cuide de separar um momento do dia ou da semana para rever as prioridades e anotar em uma agenda ou planner. Desse modo, você terá uma visão organizada do que precisa de mais atenção tanto de disciplina quanto de afazeres do dia a dia para realizar. Você também evita atrasos na aula ou na entrega de atividades que tenham prazo. Se precisa de ajuda para se organizar, algumas ferramentas podem te ajudar.

Tenha um momento de estudo

É importante separar um momento do dia ou da semana, de acordo com sua rotina, para rever as matérias ou realizar alguma atividade. Esse período vai servir para você não deixar um trabalho pendente. Separar um momento de leitura também ajudará seu cérebro. Mas, nesse caso, a dica é para ler algo que esteja fora de sua rotina de aula e estudos. Pode ser um livro de seu gênero favorito ou ainda uma outra atividade que te faça dar uma desacelerada. Sua rotina de estudos também precisará de respiro. Se você precisa de ajuda para ter mais ideias de como montar um cronograma de estudos, você pode consultar essas dicas.

 

Comentários