Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Veja como alinhar as demandas acadêmicas com a maternidade

Confira dicas essenciais para melhorar a qualidade dos estudos
Por: 12/05/2023 - 17:00 - Atualizado em: 14/05/2023 - 08:00
(Freepik)

Por: Ruan Reis

Conciliar a maternidade com os estudos não é uma tarefa nada fácil. Afinal, muitas mães não têm uma boa rede de apoio. Mas os pensamentos: “vou trancar o curso” e “acho que vou adiar meu sonho”, não precisam passar pela sua cabeça, pois é possível sim, alinhar estudo e maternidade!

 

Sabemos que isso não só depende de você ou do seu esforço, pois muitas vezes há força de vontade, mas falta rede de apoio, creche, dinheiro, entre outros empecilhos. Para te ajudar neste momento, trouxemos 5 dicas essenciais para melhorar a qualidade dos seus estudos. Confira!
 

1. Organize seu tempo
 

Tente encontrar um tempinho para organizar sua rotina e estabelecer horários para cada atividade. É importante fazer um cronograma semanal com os horários disponíveis para estudar, cuidar dos filhos, trabalhar, fazer atividades físicas e descansar. Lembre-se de que esse cronograma precisa ser flexível e adaptável às necessidades.
 

2. Priorize as tarefas mais importantes
 

Não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Concentre-se nas atividades, trabalhos e provas que precisam ser feitos/entregues com urgência. E se você estiver perto de parir, converse e combine com a coordenação do curso sobre a possibilidade de antecipar ou adiar para depois suas provas e trabalhos.
 

3. Use a tecnologia a seu favor
 

Aproveite e use a tecnologia a seu favor! Baixe e utilize aplicativos, ferramentas e recursos on-line para ajudar na organização, gestão do tempo e no aprendizado. E se você precisar faltar às aulas presenciais, peça para seus colegas fazerem uma videochamada, gravarem, mandarem fotos das anotações ou da apresentação do professor.
 

4. Negocie abonos de faltas 
 

Se você estuda de forma presencial, tente negociar com a coordenação ou com os próprios professores os abonos das faltas. Afinal, sabemos que vez ou outra, você terá de faltar às aulas.
 

Saiba também dos seus direitos, pois a legislação brasileira prevê licença para estudantes gestantes. E por último, procure saber se a universidade oferece algum auxílio como, por exemplo, sala de amamentação e creche.
 

5. Tenha foco, mas não se culpe

Por último, busque manter seu foco e disciplina para conciliar a maternidade e os estudos. A dica é: estabeleça metas claras e objetivas para seus estudos, mas não se culpe se não conseguir completar uma tarefa do seu cronograma, por exemplo. Vá no seu tempo!
 

Busque também evitar distrações enquanto estiver estudando. Saia das redes sociais e desligue a televisão, por exemplo, para se manter concentrada nas atividades que realmente importam.
 

A UNINASSAU deseja a todos um ótimo Dia das Mães!

Comentários