Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Vai fazer TCC? Veja como escolher o orientador!

Confira as dicas
Marcele Lima Por: 03/09/2020 - 10:53

Se existe uma coisa que assombra os estudantes dos últimos períodos da graduação é o trabalho de conclusão de curso. Através dele o graduando pode mostrar o resultado de seu aprendizado, em um conteúdo mais direcionado aos caminhos profissionais, alinhado com temas de maior identificação. Um personagem fundamental para a qualidade do material produzido é o orientador. E como escolher o profissional ideal para este momento tão importante e decisivo? 

 

O professor Luís Boaventura todos os semestres orienta dezenas de alunos de uma das universidades do Ser Educacional em Recife. “Será uma relação próxima durante seis meses. Precisa saber se a área de atuação e pesquisa do orientador tem relação com o projeto de pesquisa do orientando”. Ele enumera alguns pontos que precisam fazer parte desta relação: confiança, empatia, respeito aos combinados, cumprimento dos prazos. “Entendimento que o trabalho é do aluno. Ambos precisam se comprometer  com isso”, diz Boaventura.

 

Veja agora 5 dicas na hora de decidir o orientador ideal

 

1 - Identificação

Como o professor Luís Boaventura citou, o relacionamento das partes envolvidas é um ponto a se pensar. Não adianta almejar a orientação com um profissional que ao longo de toda graduação o estudante não gostava, não tinha empatia pelo assunto e nem identificação com a metodologia de ensino. O trabalho vai ser sofrido e pode não ter o resultado esperado.

 

2 - Linha de pesquisa

O seu professor favorito pode não servir para ser o seu orientador. Isto porque é necessário que o TCC esteja dentro do campo de pesquisa dele. Um trabalho de produção fotográfica precisa da orientação de um fotógrafo, por exemplo. 

 

3 - Troque experiências com orientandos do mesmo docente

Nada melhor do que saber como vão ser seus próximos meses. Converse sobre como os seus colegas se sentem com relação a orientação do tcc deles, como o professor se comporta, as exigências, a atenção oferecida aos estudos, para quando chegar a sua vez não ocorrer decepções provocadas pelas expectativas criadas e não correspondidas. 

 

4 - Verifique a disponibilidade do possível orientador 

Imprevistos acontecem! Muitas vezes o candidato a orientador se encaixa em todos os seus requisitos, mas quando chega o semestre os planos dele podem mudar. É sempre bom ir conversando com o pretendente antes mesmo de começar o pré-projeto para ver se ele vai estar disponível para seu trabalho no prazo em que vai necessitar e deixar seu interesse na ajuda dele bem claro. 

 

5 - Saiba defender o seu trabalho

O papel do orientador é te fazer chegar ao objetivo final com êxito. O trabalho é seu. Melhor pensar em um professor que não tenha um jeito centralizador e sim no que ouve suas ideias, sugere melhores caminhos, mas não impõe os dele como sendo os melhores. Lembre-se que teve anos para conhecer os docentes da faculdade e saber quais podem se encaixar na sua maneira de trabalhar.

 

Comentários