Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Vai fazer Pós em Docência do Ensino Superior? Conheça as vantagens!

Quem já tem graduação e deseja lecionar sem ter que, necessariamente, passar por um Mestrado já pode. Entenda como
Por: Taísa Silveira 01/11/2017 - 16:35

Reprodução/PixabayEscrito por Rebeca Ângelis

Em cada fase da vida surgem dúvidas quando o assunto é carreira profissional. Graduação completa, diploma nas mãos… Mas e agora? Pós ou mestrado? Outro grande questionamento que circunda o mundo dos acadêmicos é se é possível lecionar com bacharelado e licenciatura. Eis que respondemos, sim!!

É possível, inclusive, tornar-se docente com pós-graduação em um período mais curto de tempo.  Conheça as vantagens da pós em Docência do Ensino Superior:

Quem pode lecionar?

De acordo com a legislação, qualquer pessoa que possuir em seu currículo formação de Mestrado ou Doutorado tem liberdade para exercer a função de docente. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) determina que a formação da docência varie conforme a área de atuação pretendida.

Dessa forma, qualquer profissional em bacharel pode lecionar, desde que cumpra um tempo mínimo de especialização (pós-graduação), além do domínio de algumas habilidades didático-pedagógicas, e conhecimentos específicos da área.

Quais as vantagens de uma Pós Graduação em Docência?

De maneira mais sólida e empírica, o curso trabalha metodologias didático-pedagógicas, associadas ao campo em que se pretenda atuar na docência. Entre os conhecimentos, as ementas se aprofundam no planejamento, avaliação e didáticas nas Práticas Pedagógicas para o Ensino Superior, além de saberes e metodologias voltadas para docentes.

Quanto tempo dura a especialização?

Em geral, a duração dessa especialização ocorre no período de 12 a 18 meses, com uma elaborações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além de uma carga mínima de 360 horas, estabelecida pelo MEC.

Por que escolher Pós-graduação em Docência?

As escolhas de especialização com menor tempo de duração (lato sensu) são mais direcionadas para profissionais que necessitam de uma qualificação para atender aos requisitos do magistério no mercado de trabalho, com vivências teóricas e práticas. Em geral, é destinado para quem deseja trabalhar no segmento da educação superior em instituições públicas e privadas.

Conheça também os nosso curso de Pós Graduação em Docência, com aulas presenciais de Ensino a Distância (EAD).

 

 

Comentários