Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Vai fazer o TCC? Saiba como não se perder no meio do caminho e manter o foco

Por: Jéssica Ibrahin 26/01/2022 - 18:26
Pixabay

Iniciar a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma grande preocupação para a maioria dos universitários. Só de ouvir a sigla já bate um nervosismo, né? Isso é completamente normal, já que essa etapa é super importante para a sua graduação e seu futuro profissional. É durante a apresentação do seu TCC que a banca, formada pelo seu orientador e jurados convidados, irão analisar se você está apto a receber o diploma. 

Mas olha, não precisa ficar super estressado com isso, tá? Existem formas de organizar o TCC de uma forma leve, prática, organizada e eficiente. Quer descobrir como? É só continuar a leitura.

Faça uma boa escolha de tema

Primeiro de tudo: você tem que gostar do tema abordado no seu TCC, porque as suas pesquisas, leituras, entrevistas e planejamentos deverão ser pautados em torno dele. Além disso, ter afinidade com o tema vai te ajudar a não desanimar no meio do caminho. 

Além disso, tente deixar o seu tema o mais específico possível. Não tente abraçar o mundo com as mãos, combinado?Temas muito abrangentes acabam correndo o risco de perder a narrativa ou desviar do foco principal.

Leia muitos livros

A leitura é um hábito super importante, principalmente quando estamos realizando o TCC. Reúna uma boa bibliografia sobre o tema, com fontes seguras. Pesquise os principais autores sobre o assunto que você quer abordar e elabore resumos sobre a leitura. Tudo isso vai ser super importante na hora de montar a base do seu Trabalho de Conclusão de Curso: tema, problema, objetivos, hipótese e justificativa. 

Mas organize a sua rotina de forma clara, tá? Defina qual capítulo você lerá de cada livro. A organização é muito importante nessas horas, pois impede que as coisas saiam do controle ou que você acabe deixando a procrastinação falar mais alto.

Converse com o seu orientador

Busque ter conversas semanais sobre o andamento do seu TCC com o seu orientador. O nome já diz, né? Ele está à sua disposição para clarear as suas ideias, tirar as suas dúvidas e nortear o seu planejamento da melhor forma. Por isso, não abra mão desse diálogo. Ele é indispensável. 

Ensaie a apresentação

Na apresentação do TCC cada estudante tem um tempo pré-definido para a sua fala. Por conta disso, identifique os pontos principais do seu trabalho, elabore a sua defesa de forma coesa. Mas não precisa decorar, tá? Afinal de contas, o trabalho é seu. Você conhece cada letra escrita nele. Então, pode sossegar e deixar o nervosismo de lado, combinado?

Agora é com você!

Preparado para começar o seu planejamento? Lembre-se de organizar as suas leituras, a escrita de cada capítulo e de manter o contato com o orientador! Temos certeza que o seu Trabalho de Conclusão de Curso será nota 1000! Bons estudos!

Comentários