Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Vacinação é um ato coletivo contra a Covid-19

Especialistas reforçam a importância da imunização para salvar vidas
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 29/03/2021 - 11:14 - Atualizado em: 30/03/2021 - 11:21
A vacina da Covid-19 trouxe a esperança para todo o mundo. A imunização é um processo que exige colaboração coletiva para prevenir e proteger vidas contra as variantes graves da doença. Especialistas alertam que, mesmo depois das doses, ainda é necessário manter os protocolos sanitários e reforçam a importância da vacinação. 
 
A professora de Enfermagem da UNAMA - Universidade da Amazônia, Adriana Pereira, explica que o potencial das vacinas utilizadas para Covid-19 tem o objetivo primário de proteger da doença, ou seja, desenvolver uma resposta imune que consiga lutar e combater esse vírus a ponto de ele não se espalhar pelo nosso organismo e desenvolver a doença. “Porém, a pessoa pode transmitir esse vírus para outras pessoas. Quem não estiver imunizado pode vir a desenvolver a doença de formas graves. Por isso, é tão importante orientar que as pessoas que já tomaram alguma dose ou até mesmo as duas, que continuem tomando os cuidados necessários que é utilização de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social para que não aconteça a infecção de uma pessoa não imunizada e por conseguinte desenvolver a forma grave da doença”, afirmou a professora. 
 
A docente também esclarece que, quem já teve o coronavírus, também precisa ser vacinado. “Estudos mais recentes apontam que a resposta imunológica desencadeada, por já ter tido a doença, é diferente daquela que se tem quando o indivíduo toma o imunobiológico. Então, ainda sim, é recomendável que os indivíduos, mesmo aqueles que tiveram a doença, possam fazer a dose terapêutica do imunizante”, declarou Adriana.  
 
Os campi da UNAMA são pontos de vacinação no sistema drive-thru e a pé em Belém e Ananindeua. Para se vacinar, é preciso apresentar o RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Confira o calendário de vacinação da sua cidade. 

Comentários