Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Universidade realizada mutirão de doação de Sangue

A programação faz parte do Trote Legal da UNAMA e visa contribuir com o estoque de sangue da Fundação Hemopa, em Belém
Assessoria de Comunicação Por: 08/03/2022 - 10:04
A UNAMA – Universidade da Amazônia, em parceria com a Fundação Hemopa, promove, nos dias 08 de 09 de março, mais um mutirão de Doação de Sangue e cadastro de doadores de Medula Óssea. A atividade integra as ações do “Trote Legal” da Universidade, como boas-vindas aos calouros e veteranos para o semestre letivo de 2022.1. O evento acontece na sala 101, do bloco F, no campus Alcindo Cacela, das 8h às 20h. 
 
O “Trote Legal” é uma atividade nacional realizada por meio de um calendário do Núcleo de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior (IES) mantidas pelo Ser Educacional. Tem por objetivo, semestralmente, incluir os alunos e, ao mesmo tempo, levar saúde e bem-estar para a comunidade. Além dessa ação, a UNAMA Alcindo Cacela está arrecadando produtos de limpeza e higiene pessoal a serem doados para comunidades e instituições filantrópicas. 
 
Para esta edição, acadêmicos, gestores e docentes foram envolvidos na mobilização e apoio. Segundo a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da UNAMA, Fábia Jaqueline, são esperadas 150 coletas diárias. “A organização desse evento surgiu a partir da real necessidade do Hemopa. Todos os anos, nos mobilizamos para ajudar. A ideia é que possamos arrecadar o máximo de bolsas de sangue e ajudar a salvar vidas. Além disso, os nossos alunos são motivados desde os primeiros semestres a contribuir com ações de engajamento humano e são impactados com as causas”, disse a gestora. 
 
Critério para a doação
 
Para doar sangue na UNAMA não precisa agendar. Como critério, os voluntários precisam ter entre 16 e 69 anos de idade (Aos menores de idade é obrigatório a presença de pais ou responsáveis legais); pesar mais de 50 kg; estar em boas condições de saúde e alimentado; e apresentar um documento de identificação oficial (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho). 
 
Quem teve Covid-19 precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Já para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, é preciso esperar 48 horas para fazer a doação. Quem se imunizou com a vacina AstraZeneca/Fiocruz, o tempo de espera sobe para 7 dias, após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar, após 7 dias. 
 
Serviço
Trote solidário UNAMA - Doação de Sangue
Data: 8 e 9 de março de 2022
Horário: 8h às 20h
Local: Sala 101, bloco F, da UNAMA Alcindo Cacela

Comentários