Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Universidade oferece apoio gratuito às vítimas da Covid-19

O atendimento é feito pela UNAMA e terá início no final de setembro
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 09/09/2020 - 12:45 - Atualizado em: 16/09/2020 - 12:46
Muito mais que números, a pandemia do novo coronavírus trouxe um processo de luto peculiar. Corridas em hospitais, solidão em leitos, perdas sem despedidas. E para ajudar a minimizar os impactos na vida dos paraenses que adoeceram e/ou perderam entes queridos para a Covid-19, que a UNAMA - Universidade da Amazônia, por meio da Clínica de Psicologia, montou grupos terapêuticos específicos. O atendimento é gratuito e terá início no final de setembro.
 
Esta iniciativa é pioneira entre as universidades na região Norte. Ao todo, serão seis grupos de terapêuticos, dois por turno, com dez participantes em cada. Eles serão divididos em três eixos. O primeiro destinado as pessoas que sobreviveram à Covid-19. O segundo para os familiares em luto e um terceiro, ainda em análise, para atendimento aos profissionais de saúde que trabalham ou trabalharam na linha de frente de atendimento a vítimas de covid.
 
Para a coordenadora da Clínica de Psicologia da UNAMA, Ana Carolina Peck, a iniciativa foi pensada para ser um espaço de escuta e acolhimento. "Muitas pessoas estão em sofrimento psíquico, até porque elas não conseguiram, por exemplo, elaborar o luto como normalmente ocorre. Vivenciar os rituais de despedida dos seus entes queridos e/ou os acompanhar durante seus processos de internação e adoecimento. Isso causa sofrimento psíquico e impacto direto na saúde metal. É com isso, agora, que a gente precisa conseguir lidar, prestando amparo e acolhimento por meio de escuta qualificada", disse a gestora.  
 
Os grupos terapêuticos da UNAMA, de amparo às vítimas da Covid-19, vão funcionar duas vezes na semana. Pela proposta, o paciente será acompanhado semanalmente até o mês de dezembro. Cada sessão em grupo dura, em média, uma hora e meia.  
 
SERVIÇO:
 
Qualquer pessoa que precisar de serviço pode procurar a Universidade. A Clínica de Psicologia da UNAMA fica no Campus Alcindo Cacela, no 1º andar do bloco F. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e de 13h às 21h. Para outras informações, ligue para 4009-3012.
 

Comentários