Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


Universidade incentiva a redução do uso de copos plásticos

A ação da UNAMA faz parte da campanha em alusão ao Dia da Terra
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 26/04/2022 - 13:41 - Atualizado em: 02/05/2022 - 17:27
A UNAMA - Universidade da Amazônia incentiva, em todas as unidades de Belém e Ananindeua, a redução do uso de copos plásticos. Vários setores, entre eles acadêmicos e administrativos, foram orientados a trocar os produtos descartáveis por utensílios de uso individual. A iniciativa teve apoio de vários cursos da graduação. A ideia é que o copo plástico seja eliminado em 100% dos setores institucionais. 
 
A atividade foi organizada por meio do Núcleo de Responsabilidade Social, do campus Alcindo Cacela, como parte da programação pelo Dia Nacional da Terra, celebrado dia 22 de abril. A proposta faz parte de um projeto nacional, presente no calendário social da mantenedora Ser Educacional, que teve como objetivo reduzir os impactos ambientais. 
 
Além da mobilização pelos setores, que ocorre ao longo do mês de abril, o curso de Pedagogia da UNAMA realizou um projeto de contação de histórias sobre o tema "descarte correto dos resíduos sólidos". A programação também envolveu o curso de Moda, com a oficina de reutilização de materiais, realizada na última sexta-feira, dia 22.  
 
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da UNAMA, Fábia Jaqueline, o projeto foi organizado em conjunto. "A missão da UNAMA, enquanto instituição socialmente responsável, é envolver toda a comunidade acadêmica em benefício de uma sociedade mais justa, ecológica e sustentável. É mostrar que ações simples, como a redução de copos plásticos, por exemplo, tem impacto diretamente no amanhã. Temos a tarefa de ajudar a preservar o meio ambiente, por nós e para as gerações futuras", disse a gestora. 
 
Impacto do copo plástico no meio ambiente 
 
Não é só o descarte do copo plástico que tem impacto no meio ambiente. A matéria-prima do produto é poliestireno, uma substância criada a partir do petróleo após reações químicas. O que muitos não sabem é que para a produção dos pacotes são gerados gases nocivos ao Planeta, que são liberados no meio ambiente, assim como a queima dos combustíveis pelos automóveis.  Após uso do descartável para tomar água, por exemplo, a decomposição no solo pode durar de 200 a 400 anos, dependendo do meio que o produto é exposto. 

Comentários