Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA retorna às aulas práticas em diversos cursos

Alunos dos cursos das engenharias e área de saúde retornaram às aulas práticas presencial seguindo protocolo de segurança
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 17/08/2020 - 10:20 - Atualizado em: 17/08/2020 - 15:49
Aulas práticas
Alunos do 7º período do curso de Engenharia Civil realizando atividades de conclusão de dosciplina
Desde o primeiro semestre de 2020, a educação tem enfrentado grandes desafios e se adaptando para que os estudantes não ficassem prejudicados durante a pandemia do novo coronavírus. Com isso, algumas Instituições de Ensino Superior adotaram a modalidade remota como alternativa para continuarem com suas atividades pedagógicas, com aulas sendo transmitidas em tempo real. 
 
O decreto municipal Nº188/2020 autorizou as unidades de ensino na rede privada em Santarém a retornarem as aulas de laboratório e aulas práticas em geral, assim como estágios obrigatórios, desde que seguissem as medidas sanitárias para prevenção da Covid-19. Neste sentido, a UNAMA – Centro Universitário da Amazônia adotou procedimentos de saúde e segurança para que as aulas práticas finalizassem as atividades do primeiro semestre no espaço físico da Instituição durante o mês de agosto.  
 
Exemplo das atividades práticas são dos acadêmicos do 7º semestre de Engenharia Civil, que estão fazendo o levantamento topográfico no estacionamento do campus, com método chamado de levantamento geométrico composto. A atividade faz parte da avaliação final da disciplina Topografia Aplicada, ministrada pelo docente, Darlisson Bentes. De acordo com o professor, os estudantes replicaram diversas vezes, em forma de exercícios, avaliação e conceituação da teoria e que, agora, estão realizando a correlação entre teoria e prática. 
 
“Na disciplina, estudamos a utilidade da topografia na Engenharia Civil. Assim como em todas as engenharias, os alunos identificam as altitudes em determinado terreno, implicando em uma série de fatores no planejamento de uma obra, tais como dimensionamento de equipamentos utilizados para um serviço de terraplenagem, por exemplo. Pelo seu grau de importância, equipamentos e métodos específicos, podemos correlacionar a topografia como um meio para se fazer tudo ligado à engenharia civil, como a construção de uma casa, calçada, uma edificação mais estruturada, estradas, pontes, transposição de curso de água, entre outros”, destaca o professor. 
 
As aulas práticas da UNAMA retornaram com o objetivo de dar continuidade ao desenvolvimento das habilidades dos alunos decorrente da teoria adquiridas no primeiro semestre de 2020. Segundo o reitor da Instituição, Elzo Vieira, a programação de retorno dos estudantes para a realização de aulas presenciais equivalem aos cursos de Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Educação Física, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição e as Engenharias. 
 
“Nossa Instituição retornou, de forma gradual, no início de agosto com toda medida de segurança e tem feito um cronograma especial para as turmas que possuem aulas práticas, com protocolos disponibilizados pelo governo municipal. Os cursos já estão organizados para podermos desenvolver as atividades práticas do novo semestre de 2020 e dos projetos de extensão e de Responsabilidade Social, para que também sejam ofertados serviços à toda comunidade, como entrega de máscara, álcool e gel, entre outros”, frisa o reitor. 
 
As aulas deste novo semestre iniciam nesta terça-feira (18) de forma remota e, para as disciplinas práticas em laboratórios, voltarão de forma gradual, de acordo com o decreto municipal. O Centro Universitário da Amazônia está localizado na Rua Rosa Vermelha, bairro Aeroporto Velho -335, próximo a praça de eventos da Anýsio Chaves.

Comentários