Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA retoma tratamento para pacientes pós-Covid

Entre os serviços estão a reabilitação pulmonar, escuta psicológica, terapia capilar e a nutrição clínica, no campus Alcindo Cacela
Assessoria de comunicação Por: Rayanne Bulhões 14/04/2021 - 10:51 - Atualizado em: 14/04/2021 - 11:30
A UNAMA - Universidade da Amazônia, por meio das Clínicas-Escolas de Fisioterapia, Psicologia, Estética e Cosmética e Nutrição, retomou os serviços aos pacientes com sequelas da Covid-19. São atendimentos, abertos a comunidade, voltados para a fisioterapia respiratória, escuta psicológica, terapia capilar e nutrição clínica. As vagas são direcionadas ao campus Alcindo Cacela, mediante agendamento.
 
A novidade desta etapa é o atendimento remoto, em psicoterapia e nutrição clínica, já liberados pelos conselhos regionais e Ministério da Educação. Preceptores e estudantes dos últimos semestres das graduações estão à frente das atividades. Todas as sessões, sejam elas on-line ou presencial, são de baixo custo e necessitam de avaliação prévia para entender cada caso.
 
As Clínicas-Escolas da UNAMA estão há mais de 10 anos dando suporte à sociedade, por meio de tratamentos funcionais e de escuta psicológica. Desde o ano passado, a Universidade abre  vagas para o apoio multiprofissional às vítimas adoecidas - diretamente ou indiretamente - pelo novo coronavírus. Mais de 700 pessoas já foram assistidas nessas quatro áreas, em sete meses de funcionamento.
 
Para a reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, é papel social da Instituição de Ensino Superior (IES)  pensar e agir em projetos prol da sociedade. "Nós tivemos um saldo positivo nesse trabalho com os pacientes pós-Covid, em 2020. Dessa forma, nesta nova onda, é de extrema importância a retomada desses programas de reabilitação, visando os pacientes que estão  com comprometimento respiratório, perderam entes queridos pela doença, estão com queda de cabelo ou até mesmo estão de baixo peso por ficar tanto tempo intubado, por exemplo", disse a gestora.
 
Clínica de Fisioterapia (Fisioclinica)
 
As vagas são direcionadas as crianças, adultos e idosos vítimas da Covid-19, que estejam com sequelas respiratórias. Cada atendimento tem duração de 40 a 50 minutos, a depender da avaliação terapêutica. O tempo médio de um programa de reabilitação pode variar de três a seis meses, respeitando todas as normas sanitárias contra o novo coronavírus. No dia da avaliação, os interessados precisam apresentar os exames complementares como tomografia computadorizadas ou encaminhamento médicos realizados durante o tratamento da doença. A Fisioclínica da UNAMA funciona na avenida Alcindo Cacela, 359, ao lado do prédio sede da universidade. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone 4009-3069, nos horários de 8h às 11h e das 13h às 19h.
 
Clínica de Psicologia (CLIPSI)
 
As vagas são direcionadas às vítimas, acima dos 18 anos, que estejam em sofrimento psíquico em decorrência da pandemia da covid-19; em luto por perdas de entes queridos e profissionais de saúde que estejam na linha de frente no atendimento de pessoas adoecidas pelo novo coronavírus. Os interessados podem optar pelo serviço na modalidade presencial, no turno da manhã,  e virtual, com o atendimento nos três turnos. Cada sessão dura em torno de 50 minutos.  Para o atendimento virtual, basta enviar uma solicitação para o e-mail: atendimentovirtualunama@gmail.com, com nome e contato do paciente. Aos atendimentos presenciais, é preciso agendar por meio do número 4009-3012. Quem preferir, pode agendar presencialmente na Clínica de Psicologia da UNAMA. A unidade fica no Campus Alcindo Cacela, no 1º andar do bloco F. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.  
 
Clínica de Nutrição
 
As vagas são limitadas e direcionadas aos atendimentos, exclusivamente on-line, para pessoas com comorbidades e sequelas pós-covid. O paciente será avaliado e receberá orientação conforme necessidade, respeitando a individualidade de cada paciente.  Todos serão acompanhados por um estagiário, com suporte do preceptor/tutor. A Clínica de Nutrição da UNAMA fica no Campus Alcindo Cacela, no 1º andar do bloco F. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. Para o suporte nutricional é preciso agendar o atendimento por meio do número 4009-3012.
 
Clínica de Estética e Cosmética
 
A Clínica de Estética e Cosmética abriu vagas, limitadas, para o tratamento capilar pós-covid. Os tratamentos são individualizados e executados após avaliação. Os principais sintomas são: a queda de cabelo, estresse emocial, estresse oxidativo da pele entre outros. Todos os pacientes serão acompanhados de um preceptor/tutor juntamente com estagiário. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. Os interessados podem  agendar o atendimento por meio do número 4009-3012.

Comentários