Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA recebe Simpósio de Doenças Infecto Parasitárias

Evento é uma realização dos alunos do curso de Enfermagem
Assessoria de Imprensa Por: Deborah Rabelo 15/03/2017 - 11:55
Simpósio de Doenças Infecto Parasitárias
O Simpósio ocorrerá nos dias 17 e 18 de março
A dinâmica socioambiental da Região Amazônica dá a ela um perfil epidemiológico próprio. Pensando nisso, ocorrerá nos dias 17 e 18 de março, no Auditório David Mufarrej, da UNAMA Alcindo Cacela, o I Simpósio de Doenças Infecto Parasitárias na Amazônia.
 
A Amazônia não possui uma paisagem geográfica homogênea, nela ora é mais predominante a floresta, ora os rios. Essa realidade cria peculiaridades regionais e epidemiológicas que devem ser levadas em conta pelos profissionais de saúde. Segundo Renata Silva Lopes, coordenadora do curso de Enfermagem da UNAMA, “nosso estado é referência para o Brasil e para o mundo em estudos, pesquisas e ensino nesta área. Daí a necessidade deste I Simpósio, com diversos doutores, especialistas e professores para abordarmos essas temáticas tão importantes e atuais da nossa região, como a Chikungunya, Febre Amarela, Malária, Doenças de Chagas, HPV, Zika Vírus e Dengue”, explica. 
 
O Simpósio é uma iniciativa dos alunos do curso de Enfermagem da UNAMA. Sobre o pioneirismo dos estudantes, ela comentou, “esta belíssima iniciativa partiu da necessidade dos alunos em aprofundarem ainda mais estudos nesta área, e faz parte de outras iniciativas e projetos que os próprios estudantes estão propondo para o estudo e pesquisa desta área. Sem dúvida nossos universitários estão contribuindo para o desenvolvimento da nossa Amazônia”, finalizou. 
 
Os alunos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UNAMA e de outras instituições de ensino conhecerão a realidade das doenças infecto parasitárias na Amazônia, além de técnicas atualizadas para prevenir, diagnosticar e tratar as doenças abordadas.
 
A Febre Amarela, doença infecciosa aguda, tão em destaque nos últimos meses no País e que tem sido alvo de grande apreensão por parte da população, também será tema de debate em palestras no Simpósio. A professora Leilane Barreto ministrará a fala “Febre Amarela: situação epidemiológica, transmissão e prevenção”, e a professora Milene Raiol ministrará “Orientações para a vacinação contra Febre Amarela e HPV”.
 
Além de focar nas doenças, o simpósio trabalhará o aspecto humano, como a conduta da equipe de saúde e o relacionamento dos profissionais com a comunidade no sentido de prevenção, orientação e atuação ativa.
 
SERVIÇO: UNAMA recebe Simpósio de Doenças Infecto Parasitárias na Amazônia
Período: 17/03, das 08 às 20h e 18/03, das 08 às 12h.
Local: Auditório David Mufarrej, da UNAMA Alcindo Cacela
Endereço: Avenida Alcindo Cacela, 287 - Umarizal
Informações: enfermagem.alcindo@unama.br

Comentários