Por: Rayanne Bulhões
Durante dois dias, a UNAMA – Universidade da Amazônia foi sede de oficinas – prática e teórica – sobre a fabricação de produtos de Páscoa de chocolate. A programação foi organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará), com apoio da graduação em Gastronomia da universidade. A capacitação teve vagas limitadas e foi direcionada aos empreendedores e alunos.
O encontro aconteceu em laboratórios distintos no campus Alcindo Cacela, entre eles o de demonstração e o de panificação e chocolateria. O objetivo do evento foi ensinar receitas, técnicas de chocolates, diferenciação dos chocolates, entre fracionados e nobres, e derretimento correto. Em um segundo momento, os alunos foram convidados para trabalhar a aplicação, decoração, recheio e montagem de ovos de Páscoa e manipulação de alimentos.
Uma das palestrantes foi a professora do curso de Gastronomia da UNAMA Giselle Arouck. “É muito importante receber um público para falar sobre chocolates, as técnicas e também a higienização do ambiente para a qualidade do produto. E o Sebrae é nosso parceiro já tem um tempo. Embarcamos em mais essa colaboração”, disse a docente.
Além dos tradicionais ovos e bombons de chocolate, o público participou de outra atividade voltada para a aplicação de corante no chantily e pasta americana. Os bolos confeitados trouxeram o tema de Páscoa, com ênfase nas novas técnicas.
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