Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA recebe Chefe de Missão da República Tcheca

A visita ao campus Alcindo Cacela foi para conhecer os projetos da universidade
Assessoria de comunicação Por: Rayanne Bulhões 18/11/2021 - 17:58 - Atualizado em: 18/11/2021 - 17:59
UNAMA recebe Chefe de Missão da República Tcheca

UNAMA - Universidade da Amazônia recebeu, no último dia 8 de novembro, o Chefe de Missão Adjunto da Embaixada da República Tcheca no Brasil, Tomas Lonicek. A visita institucional, ao campus Alcindo Cacela, teve por objetivo conhecer os cursos, as instalações da Universidade e os projetos ambientais e sociais já desenvolvidos pela Instituição. Novas reuniões devem ser agendadas nos próximos meses. 

Esse foi o primeiro contato entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e o governo tcheco. Segundo o Pró-Reitor de Ensino da UNAMA, Dr. Wagner Muniz, esse encontro mostra a representação da Universidade frente ao estado e para a região Norte.  "Nós temos muito em comum com os desejos que a República Tcheca vem a nos evidenciar e isso nos agrada bastante, porque a questão da cultura e, principalmente, do intercâmbio pode vir a ser viabilizado na Universidade da Amazônia", disse o gestor. 

 

Há um interesse, por parte da embaixada da República Tcheca, em ter uma base no Norte do Brasil. Belém foi escolhida para ser sede e dar suporte aos outros estados da região. "Foi um contato muito positivo. Trocamos ideias sobre as possibilidades de parcerias, apresentamos um consórcio de universidades tchecas que já estão atuando na Amazônia e futuramente podemos falar desse intercâmbio de estudantes", disse Tomas Lonicek. 

Para a pró-reitora adjunta de ensino da UNAMA, Eva Franco, essa visita é um marco para a Amazônia e para a Universidade. "A UNAMA é parceira de um grande projeto que eles têm, de nível cultural, envolvendo um consórcio de universidades pelo mundo e nós temos o grato presente de sermos escolhidos como uma universidade privada que muito podemos fazer em razão dos objetivos da República Tcheca",  comemorou. 

 

O encontro foi mediado pelo Juiz e docente do curso de Direito da UNAMA, Dr. Ernane Malato.  "Eu fico muito feliz. Penso que é muito importante a aproximação das nações com a Amazônia. Há, ainda, o intercâmbio cultural. Lá na República Tcheca, o idioma português está sendo ensinado nas universidades. Quem sabe nós não vamos aprender um dia o tcheco e ter essa aproximação técnico-científico que aproxime a modernidade e beneficie a Amazônia", finalizou. 

 

Projetos  

Durante o encontro, foi articulado um possível intercâmbio científico entre universidades dos dois países. Além disso, a UNAMA poderá dispor de dois eixos de extensão, estágio e apoio técnico no consulado a ser instalado em Belém, direcionado aos acadêmicos de Relações Internacionais, e em projetos culturais, com apoio da graduação em Artes Visuais. 

Comentários