Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA recebe abertura da V Conferência sobre Relações Exteriores

O evento é aberto ao público e acontece no campus BR da Instituição até a próxima sexta-feira (11), reunindo grandes nomes do setor
Assessoria de Comunicação Por: Silvia Fragoso 10/11/2016 - 11:35
V Conferência sobre Relações Exteriores
A programação da V Conferência sobre Relações Exteriores continua até a próxima sexta-feira (11)
A V Conferência sobre Relações Exteriores (CORE) teve início na tarde desta quarta-feira (09), no campus BR da UNAMA – Universidade da Amazônia. O evento, que é aberto ao público, é uma realização do Ministério das Relações Exteriores e da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) em parceria com a instituição de ensino e traz como tema de debate “O Brasil e as tendências do cenário internacional”.
 
A conferência está dividida em cinco painéis que englobam temas do cenário atual: Paz e Segurança; As Relações Internacionais na América do Sul, Comércio e Investimento; Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente; e FUNAG 45 anos.
 
Durante a abertura do encontro, o Embaixador e Presidente da FUNAG, Sérgio Eduardo Moreira Lima, falou sobre o trabalho realizado pela Fundação, que visa, entre outros objetivos, “realizar e promover estudos e pesquisas sobre problemas atinentes às relações internacionais; divulgar a política externa brasileira em seus aspectos gerais; contribuir para a formação no Brasil de uma opinião pública sensível aos problemas da convivência internacional”, explicou.
 
Na sequência, a Vice-reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, representou o Reitor da Instituição, Janguiê Diniz, e proferiu o discurso de abertura. “O panorama geopolítico internacional sofreu uma ruptura sem precedentes depois da Segunda Guerra Mundial, e colocou, como diria P. Senarclens, as Nações Unidas no primeiro plano da internacionalização, em virtude do extraordinário expansionismo de entidades e cooperações internacionais”, discursou Fidalgo.
 
A palestra Magna da abertura do CORE 2016 foi feita pelo embaixador Sérgio Eduardo que ressaltou a política externa do Brasil. “A política externa brasileira sempre foi um vetor para o desenvolvimento de nosso País. Ela tem como princípios norteadores os interesses fundamentais do Estado que devem contribuir, de maneira tangível, para o desenvolvimento sustentável e bem-estar da população”, comentou.
 
O primeiro painel do evento trouxe para o debate “Paz e segurança: resolução de conflitos”, moderado pelo professor Félix Geraldo Ibarra Prieto, da UNAMA. Durante as exposições, o professor Lucas Pereira Rezende, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trouxe as eleições americanas e a vitória de Donald Trump na corrida presidencial para o centro do debate. “As decisões tomadas por Trump precisam ser bem pensadas porque elas têm reflexo em todo o mundo. A partir de agora, os Estados Unidos deixam de ser a polícia do mundo”, pontuou Rezende. Também participaram do debate o professor Marcelo Mello Valença, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); o Embaixador Fernando Simas Magalhães; e o Chefe da Divisão de Paz e Segurança Internacional do Ministério das Relações Exteriores, Christiano Sávio Barros Figueirôa.
 
Encerrando a noite, o segundo painel trouxe o tema “As relações internacionais na América do Sul”, moderado pelo professor José Gilberto Quintero Torres, da UNAMA. O Ministro Michel Arslanian Neto, Diretor do Departamento de Integração Econômica Regional, Ministério das Relações Exteriores, falou sobre a importância das relações com a região. “É extremamente importante enfatizar as relações exteriores da América Latina. O fato de termos uma fronteira tão extensa, com dez países, e manter uma relação de estabilidade, de cooperação com todos é um privilégio”, comentou Arslanian.
 
Também participaram do painel pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), o professor Felipe Cordeiro de Almeida; O professor Augusto Wagner Menezes Teixeira Júnior, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e o Embaixador Paulo Estivallet de Mesquita.
 
A programação da V Conferência sobre Relações Exteriores continua até a próxima sexta-feira (11), no campus BR da Universidade da Amazônia.
  

Comentários