Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA realizará evento sobre Gastronomia Funcional

Atividade é uma ação integrada entre os cursos de Gastronomia e Nutrição
Assessoria de Comunicação Por: 10/01/2017 - 14:46 - Atualizado em: 10/01/2017 - 14:52
imagem mostra temperos
O evento ocorrerá no dia 19 de janeiro, das 18 às 21h, no Campus Ananindeua

Se alimentar melhor e ter uma vida mais saudável está sempre presente entre as metas para o novo ano. Porém, a rotina agitada acaba deixando isso em segundo plano. Nesse sentido, os cursos de Nutrição e Gastronomia da Universidade da Amazônia (UNAMA) estão propondo uma ação integrada de extensão entre eles, como parte do Projeto Circuito Empreendedor intitulada "Gastronomia Funcional: diálogo entre nutrição e gastronomia". O evento ocorrerá no dia 19 de janeiro, das 18 às 21h, no Campus Ananindeua. A entrada é franca.

Da união entre a gastronomia e a nutrição funcional nasceu a gastronomia funcional, uma mistura de alimentação saudável e prazer à mesa. A gastronomia funcional respeita a individualidade bioquímica das pessoas, levando em conta suas alergias e intolerâncias. Ela pensa primeiro na ação dos alimentos no organismo para criar os pratos levando isso em consideração.

Os alimentos funcionais são aqueles que contêm substâncias e nutrientes benéficos para a saúde, sendo assim usados para a prevenção e tratamento de doenças, em virtude de seus efeitos metabólicos e fisiológicos. O consumo regular de alimentos funcionais está associado à diminuição de riscos de doenças como câncer, diabetes, doenças autoimunes e cardiovasculares.

Na UNAMA, o evento contará com mesas-redondas, aula pratica direcionada à culinária funcional e degustação. De acordo com Eden Ferreira, diretor do Campus Ananindeua, a proposta não é somente mostrar que existe integração entre o profissional de Gastronomia e Nutrição. “A proposta é esclarecer aos alunos as possibilidades de atuação do nutricionista e do profissional de gastronomia no mercado de trabalho, além de exemplificar as oportunidades de construir uma carreira de sucesso profissional dentro da área de alimentação e saúde”, reforça.

Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO

18h – Abertura

         Mesa Redonda: Tendências e áreas de atuação do nutricionista e do profissional de Gastronomia.

18:50h – Mesa Redonda:  Diálogo sobre Gastronomia Funcional.

19:50h – Aula Prática: Gastronomia funcional, uma tendência nutricional

20:50h – Degustação

 

Serviço: Gastronomia Funcional: diálogo entre nutrição e gastronomia

Local: UNAMA – Ananindeua (Rodovia BR 316, km 03)

Data: 19 de janeiro de 2017

Hora: 18 às 21h

Informações: eden.ferreira@unama.br

Comentários