Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA realiza webnário sobre o surdo na cultura santarena

Evento fez uma reflexão sobre o protagonismo do surdo na cultura da cidade de Santarém
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 21/10/2020 - 14:44 - Atualizado em: 23/10/2020 - 17:52
Webinário surdo
Na última sexta-feira (16), a UNAMA – Centro Universitário da Amazônia realizou um webnário com o tema "O Olhar do sujeito surdo acerca da cultura santarena". A atividade foi realizada de forma on-line e contou com a participação pedagoga Delianne Luma e do professor Andresson Charles; e a mediação professora Gilma Rocha. Além das interpretes e docentes da UNAMA, Cleiciane Reis e Mayara Oliveira.  
 
O evento teve como objetivo refletir sobre o protagonismo do surdo em Santarém, no Oeste do Pará. Atualmente, essas pessoas desfrutam de um lugar mais visível na sociedade, devido a militância dos movimentos em prol da valorização da cultura surda. Deste modo, a cultura surda tem se expandido.  
 
De acordo com a coordenadora do curso de pedagogia da UNAMA, Eysimar Vieira, fazer reflexões e registrar as histórias que traduzam a modalidade gestual-visual que os surdos utilizam para apresentar suas histórias vividas foi o principal foco do webnário. “São inúmeros motivos que fazem com que as histórias contadas em língua de sinais pelos surdos não sejam registradas. Ao colocar as expressões faciais e corporais e a narração de personagens, os surdos tornam-se protagonistas e se apropriam de sua identidade”, ressaltou.
 
A coordenadora também destacou que, através dos olhos, o surdo entende toda essa transformação e comportamento, tornando único e com uma ampla diversidade os costumes e língua. Conceitos estes que são de fundamental importância para o conhecimento acadêmico e da sociedade em geral. 

Comentários