Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA realiza parceria com o Projeto APL-Fito Santarém

Coordenadora do curso de Farmácia faz parte do comitê gestor do projeto
Assessoria de Imprensa Por: Lana Mota 25/02/2019 - 15:03 - Atualizado em: 25/02/2019 - 16:46
A coordenadora de Farmácia, Carlena Martins, com os membros do projeto
A coordenadora de Farmácia, Carlena Martins, com os membros do projeto

O Centro Universitário da Amazônia – UNAMA firmou uma parceria com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) e abraçou vários projetos realizados dentro do Centro de Recuperação Agrícola Sílvio Hall de Moura. Dentre eles, o Projeto Arranjo Produtivo Local de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (APL Fito), que é patrocinado pelo Ministério da Saúde através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e pela Prefeitura de Santarém.

 

O objetivo do projeto é facilitar o acesso a medicamentos fitoterápicos de qualidade e assistência farmacêutica municipal aos pacientes atendidos pelos Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso foi criado um comitê, que conta com a participação do curso de Farmácia do Centro Universitário.

 

O projeto, que ainda está sendo executado na primeira fase, conta com a estruturação de canteiros feitos por detentos, que serão usados posteriormente para o plantio das espécies vegetais. A meta é fazer com que os alunos possam manipular as plantas para consumo humano.  

 

De acordo com Carlena Sinara que coordena o curso de Farmácia da UNAMA, a idealização do projeto visa a inclusão social, haja vista que nesta primeira fase está sendo realizado por detentos. “ Levar a iniciativa do plantio e da colheita dentro de uma casa penal é um dos desafios que o projeto abraçou. Acreditamos que estas plantas medicinais para produção local de medicamentos fitoterápicos serão disponibilizadas à pacientes de unidades de saúde no município", destaca.

 

 

Comentários