Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA realiza evento sobre os diálogos, desafios e perspectivas dos povos indígenas

Estarão presentes representantes de sociedades nativas e psicólogos que atuam no Programa de Saúde Mental Indígena
Assessoria de Comunicação Por: 11/09/2017 - 11:49 - Atualizado em: 11/09/2017 - 11:51
Imagem mostra povos indígenas em confraternização
Será priorizada a fala dos povos indígenas para que se possa entender as suas problemáticas

Por: Camille Nascimento

Nos dias 14 e 15 de setembro, das 9h às 18h, a Universidade da Amazônia (UNAMA) realiza o I Encontro de Psicologia e Povos Indígenas. O seminário “O Bem viver dos povos indígenas: diálogos, desafios e perspectivas” acontece no auditório David Mufarrej, Campus Alcindo Cacela, com o objetivo de fomentar debates e apontamentos sobre possibilidades de atuação de profissionais da área da psicologia com os povos indígenas e suas demandas locais. Para isso, serão apresentadas diversas metodologias de pesquisa sobre as sociedades indígenas.

O coordenador do curso de Psicologia da UNAMA, Márcio Barra Valente, explica que a proposta é provocar a sociedade não indígena acerca dos temas relacionados a esses povos. Serão debatidas as violações territoriais, processos de saúde/doença, políticas públicas, perspectivismos, a aproximação da psicologia e povos indígenas, entre outros. “Fomentar com a comunidade do Pará discussões como está é fundamental para que a população amazônida exercite a horizontalização de saberes que fazem parte do seu território, composto por diferentes realidades”, avalia.

Representantes dos povos indígenas já estão confirmados, como Uwira Xakriabá; Piná Tembé; Takwyry Kayapó e Edimar Kaygang, além dos psicólogos dos Distritos Especiais de Saúde Indígena (DSEIs) que atuam no Programa de Saúde Mental Indígena, e os professores Márcio Barra (UNAMA); Caio Maximino (UNIFESSPA/Marabá); Lívia Arrelias (IESPES/Santarém); Renan Albuquerque (UFAM); Eunice Guedes (UFPA). “Será priorizada a fala dos povos indígenas para que se possa entender as suas problemáticas e, a partir da perspectiva dos mesmos, avaliar uma aproximação que seja coerente e compromissada com a verdade de cada povo”, reforça Márcio Valente.

O seminário é realizado em parceria com o Conselho Regional de Psicologia 10ª Região – Pará/Amapá (CRP10), por meio do Grupo de Trabalho Psicologia e Povos Indígenas, pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá Tocantins (Dsei Guatoc/Sesai/MS) e pela Universidade da Amazônia (UMANA). As inscrições, gratuitas, podem ser efetuadas por meio do formulário eletrônico disponível através do link  http://sereduc.com/zJCcrp

Comentários