Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA realiza cursos em parceria com o Ministério Público do Estado

Justiça Restaurativa e Formação de Facilitadores em Círculos de Resolução de Conflito são as temáticas
Assessoria de Imprensa Por: Deborah Rabelo 14/03/2017 - 15:15
justiça
A programação inicia nesta quinta (16), às 13:30h, na sala A-207, do campus Alcindo Cacela.
 
A Justiça Restaurativa surgiu como uma contraposição à justiça punitiva, se preocupando não apenas em reparar os danos sofridos pela vítima de um crime, como também a sociedade. Nesse caso o crime não é visto apenas como uma violação a norma estatal, mas sim como um conflito social que deve ser restaurado entre as partes (ofensor e vítima). Pensando nisso, a formação de novos atores para trabalharem com esse entendimento é fundamental. A UNAMA Alcindo Cacela recebe, em uma parceria com o Ministério Público do Estado, os cursos de “Justiça Restaurativa” e “Formação de Facilitadores em Círculos de Resolução de Conflito”. A programação inicia nesta quinta (16), às 13:30h, na sala A-207, do campus Alcindo Cacela.
 
A solução de conflitos com utilização da Justiça Restaurativa, tem tido experiências e resultados cada vez mais positivos, solucionando, muitas vezes os crimes de pequeno potencial ofensivo e se interessando em recuperar a dignidade das pessoas em conflito com a lei. O papel do facilitador nos círculos de conflito é fundamental para que se chegue aos objetivos que vão muito além da punição, implicando até mesmo na reparação de danos emocionais.
 
Os cursos têm a finalidade de sensibilizar promotores de justiça, técnicos do Ministério Público, professores da UNAMA, estagiários envolvidos no Núcleo de Práticas Restaurativas (NUPRE) e técnicos de organizações que compõem a rede serviços do território do NUPRE.
 
Segundo a professora do curso de Serviço Social da UNAMA, Maria Lucia Dias Gaspar Garcia, “na articulação do NUPRE, parceria entre UNAMA e Ministério Público, estava previsto a formação de novos atores para ampliar a possibilidade de aplicação da Justiça Restaurativa que vem sendo defendida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Assim, no início do ano de 2017, cumprindo o previsto, estamos preparando os cursos”.
 
Mario Tito Almeida, diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNAMA, afirmou “considero de alta relevância que esta formação aconteça na UNAMA para agregar ainda maior valor acadêmico em nossa parceria”.
 
Confira a programação:
1ª fase - Curso sobre Justiça Restaurativa - 16, 23 e 30 de março, 06 e 20 de abril. 
2ª fase - Formação de Facilitadores em Círculos de Resolução de Conflito - 27 e 28 de abril, 04, 05, 11 e 12 de maio.
 
SERVIÇO: UNAMA realiza cursos em parceria com o Ministério Público do Estado
Local: Sala A-207, do campus Alcindo Cacela.
Endereço: Avenida Alcindo Cacela, 287 - Umarizal

Comentários