Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA realiza ação de Pet Terapia no Hospital Regional 

Iniciativa dos acadêmicos visa colaborar no tratamento dos pacientes do setor de oncologia infantil
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 10/10/2019 - 15:37
Imagem mostra cachorros dentro de um cesto
Projeto Pet Terapia tem mais de 2 anos
Amor, carinho e diversão é o que precisam todas as crianças, em especial aquelas guerreiras que enfrentam desde pequenas grandes desafios na internação do setor oncológico infantil do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Pensando nisso, acadêmicos de Medicina Veterinária UNAMA – Centro Universitário da Amazônia realizam, a partir das 09h, desta sexta-feira (11), o Projeto Pet Terapia. 
 
O Pet Terapia é uma técnica que tem o intuito específico de utilizar o animal de estimação no tratamento de diversos tipos de doenças. É um procedimento que proporciona saúde emocional, física, social e cognitiva do paciente. Conhecendo esses benefícios e os cuidados necessários, os alunos de Veterinária da UNAMA - auxiliados pela equipe de professores - desenvolvem o projeto de Pet Terapia há dois anos no hospital - com a ação, além de beneficiar os pacientes, também colocam em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso acadêmico. Os animais são treinados e recebem todos os cuidados de higiene e saúde antes de interagirem com as crianças.
 
De acordo com o coordenador do projeto e docente do Centro Universitário, Dennis Lima, as visitas acontecem uma vez ao mês e, em outubro - quando se comemora o Dia das Crianças - os animais escolhidos pelos alunos foram o coelho e o cachorro, que ficarão em uma sala reservada dentro do hospital. “Durante as visitas os pacientes liberam substâncias como a dopamina, responsável pelo prazer, e endorfina, que proporciona sensação de bem-estar. Além disso, a Pet Terapia promove ganhos emocionais e de interação social. Ficamos muito felizes em garantir alegria para elas”, explica o docente.
 

Comentários