Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


UNAMA realiza ação alusiva ao Dia do Autismo em shopping

Professores e alunos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCHS) darão orientações sobre tratamentos e diagnósticos
Assessoria de Comunicação Por: Vanessa Van Rooijen 05/04/2018 - 14:58
Imagem mostra fita colorida
Evento é alusivo ao Dia de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril
Alusivo ao Dia de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade da Amazônia (UNAMA) vão participar de uma ação voltada para crianças com autismo, pais e população em geral. O evento é promovido pelo Shopping Metrópole  Ananindeua, que convidou a universidade para realizar diversas atividades na área. A programação vai ocorrer nesta quinta-feira (5), de 14h às 18h, no próprio centro comercial, localizado na BR-316, Km 3.
 
De acordo com a professora do curso de Fisioterapia Susanne Silva, serão trabalhadas regras através de um circuito no qual a criança deve percorrer, levando um objeto de um ponto para outro. “Depois que a criança percorrer o circuito, ela terá acesso ao reforçador positivo de sua preferência (pode ser um bombom, chocolate ou brinquedo). Além disso, vamos trocar experiências práticas com pais de crianças com autismo”, explica.
 
Estudantes e professores do curso de Terapia Ocupacional farão um circuito de integração social. Os profissionais também irão dar orientações sobre as terapias atuais no tratamento do autismo, além de explicações sobre os sinais precoces que auxiliam no diagnóstico de crianças com autismo.
 
Para a professora Claudia Pontes o tratamento vai depender das alterações de cada criança. Segundo ela, cada profissional é responsável por uma especialidade, como o fonoaudiólogo sobre alterações na fala ou o terapeuta ocupacional quando a alteração na criança é sensorial, sendo esse habilitado para trabalhar a coordenação motora fina. “Nós fisioterapeutas podemos trabalhar a coordenação motora grossa, força muscular e equilíbrio. O principal de qualquer tratamento é que seja iniciado o mais cedo possível, dessa forma, os resultados serão maiores, por isso, a orientação aos familiares é essencial”, afirma.
 

Comentários