Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA promove seminário para discutir a situação dos imigrantes venezuelanos

A programação foi pensada no curso de Serviço Social.
Assessoria de Comunicação Por: 20/08/2018 - 16:43
Imagem mostra duas pessoas de mãos dadas
Seminário tem como objetivo discutir situação dos venezuelanos no Brasil
Por Camille Nascimento
 
A UNAMA – Universidade da Amazônia vai realizar o “Seminário Migração no Estado do Pará – a experiência com os venezuelanos”. O evento acontece nesta segunda-feira (20), das 18h às 22h, no auditório David Mufarrej, no campus Alcindo Cacela. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, no site
 
A crise na Venezuela tem causado sérias consequências globais, entre elas, a migração de venezuelanos para locais próximos, como a Amazônia Brasileira, em busca de abrigo, alimento, emprego e demais condições de sobrevivência. Segundo a professora do curso de Serviço Social da UNAMA, Marisa Lima, este evento é fundamental para entender a função dos profissionais da área da assistência social nesta questão. “Em Belém, temos um protocolo de atendimento aos mais de 200 imigrantes que aqui chegaram. As ações incluem assistência de saúde, abrigo e qualificação de mão de obra. Durante o nosso seminário iremos apresentar estas ações com mais detalhes”, antecipa a mestra em Serviço Social.
 
Estarão presentes no evento o gerente do Espaço de Acolhimento ao Migrante no Pará, Breno Soeiro; representantes da ONG Só Direitos, que trabalha em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH); a professora do curso de Relações Internacionais da UNAMA, Brenda de Castro, e o corpo docente e discente do curso de Serviço Social. “Convidamos não apenas os profissionais relacionados ao tema, mas a sociedade como um todo, já que a presença dos venezuelanos em nossa cidade deve ser discutida e avaliada de maneira cuidadosa, de modo que possamos levar em consideração as diferenças sociais e econômicas dos envolvidos”, reforça Marisa Lima.
 

Comentários