Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA possui o maior acervo de anfíbios e répteis do Brasil 

Coleção é a maior do país entre as instituições privadas e referência no trabalho científico na região Norte
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 27/07/2020 - 17:13 - Atualizado em: 30/07/2020 - 08:57
Imagem mostra acervo da UNAMA
Acervo é o maior entre as Instituições de Ensino Privadas do país
Com a maior biodiversidade de Flora e Fauna do planeta terra, o Brasil abrange uma região muito rica em táxons, o que equivale aproximadamente 20% de espécies de animais e vegetais existentes. Diante disso, a UNAMA – Centro Universitário da Amazônia possui a maior Coleção Científica Herpetológica entre as Instituições Privadas do País. O acervo representa uma excelente base de dados para o estudo de anfíbios e répteis da região oeste do Pará, proporcionando conhecimento da diversidade local e é uma ferramenta poderosa para a formulação de políticas públicas, além de auxiliar em estudos ambientais.
 
Diante da necessidade de conhecer cientificamente a região do Oeste do Pará, o curso de Ciências Biológicas da UNAMA, em 1999, iniciou em Santarém, por meio do Laboratório de Pesquisas Zoológicas – LPZ, os trabalhos da coleção herpetológica. Ao longo dos anos de 2010, a coleção recebeu aporte de recursos por meio de projetos com outras instituições, como o Instituto Butantan.
 
Os exemplares são oriundos, em sua maioria, das cidades de Santarém e Belterra, região norte do país, onde existe uma área de conservação de aproximadamente 545 mil hectares, a Floresta Nacional do Tapajós, mais conhecida como Flona do Tapajós.  
 
De acordo com o biólogo e coordenador do Laboratório de Pesquisas Zoológicas da UNAMA, Hipócrates Chalkidis, o acervo conta com uma boa representação regional comprovando a alta diversidade da fauna amazônica.  “Representatividades temporal, geográfica e taxonômica da coleção atestam sua importância, assim como o incremento constante de seu acervo, faz dela um registro dinâmico dos estudos herpetofaunísticos regionais”, frisa.
 
A coleção de anfíbios e répteis da UNAMA se tornou referência para estudos científicos na região e estão disponíveis para futuras pesquisas sobre a fauna amazônica.

Comentários