Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


UNAMA mobiliza doadores de sangue em Ananindeua

São esperadas mais de 150 coletas de sangue, que irão ajudar a salvar a vida de mais 400 pessoas
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 15/06/2021 - 08:31
Afim de contribuir com o estoque de imunocomponentes no Pará, a UNAMA - Universidade da Amazônia, campus Ananindeua, vai ser ponto para doação de sangue. A atividade será realizada no próximo sábado, dia 19, de 8h às 16h, no estacionamento da unidade. A programação faz parte de uma parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em alusão à campanha nacional do "Junho Vermelho".
 
A iniciativa está inclusa dentro dos projetos de Responsabilidade Social da instituição e deve envolver gestores, acadêmicos, docentes e toda equipe técnica da UNAMA. São esperada mais de 150 coletas de sangue, o que pode ajudar a salvar a vida de mais 400 pessoas. Os cursos de graduação e pós-graduação, de todas as áreas, estão empenhados em incentivar novos voluntários.
 
De acordo com o coordenador da graduação em Biomedicina da UNAMA Ananindeua, Bruno Silva, os alunos estão sendo mobilizados a doarem ou levarem um novo doador. "Para além da rede interna da UNAMA, entre alunos, colaboradores e professores, nós queremos envolver a comunidade em torno da unidade de Ananindeua. Nosso objetivo é contribuir com o banco de sangue do Hemopa que opera em baixa, mediante a pandemia. Houve também uma redução da procura por parte dos doadores e nós queremos ser essa ponte e dar essa ajuda", disse o gestor.
 
Requisitos para a doação:
Ter entre 16 e 69 anos de idade (Aos menores de idade é obrigatório a presença de pais ou responsáveis legais); Pesar mais de 50 kg; Estar em boas condições de saúde e alimentado; É preciso apresentar um documento de identificação oficial (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
 
Quem teve Covid-19, precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Já para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, é preciso esperar 48 horas para fazer a doação. Quem se imunizou com a vacina AstraZeneca/Fiocruz, o tempo de espera sobe para 7 dias, após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar, após 7 dias.
 

Comentários