Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA leva capacitação para ribeirinhos

O projeto atende quatro ilhas de Belém
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 02/01/2020 - 11:17
O trabalho tem duração de dois anos na comunidade
Promover cursos de capacitação profissional e pessoal, compartilhar conhecimento e mudar vidas. Essas são as metas dos programas dos cursos de mestrado e doutorado da UNAMA -Universidade da Amazônia que realizam o projeto “Gestão Social em Escolas e Comunidades Ribeirinhas: Gerando Valor e Sustentabilidade Socioambiental" que atende as ilhas de Genipaúba e adjacentes no Baixo Acará, região das ilhas de Belém. O trabalho interdisciplinar que forma geração de valorização local iniciou em junho e terá a duração de mais dois anos de atividades.
 
O projeto promove cursos, oficinas e rodas de conversa direcionadas para o "trabalho cooperado" com foco na produção açaí, matéria-prima que gera renda para as famílias da comunidade e na construção de valores de cogestão e participação ativa. Os assuntos envolvem branqueamento de açaí, formas de utilizar os resíduos do fruto, novas possibilidades de comercialização do açaí, entre outros. 
 
A professora e coordenadora do Programa de Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental, Luciana Ferreira, realizou um levantamento com algumas comunidades. “Em junho de 2019 começamos a trabalhar com a escola Municipal São Francisco, com 127 estudantes, do 1º ao 5º ano. A escola atende quatro ilhas (Genipaúba, São Pedro, Cachoeira e Itancoanzinho) que também serviram de identificação de valor na comunidade local. Dessa forma identificamos as necessidades de formação da comunidade e começamos um longo trabalho de campo”, explicou.
 
A previsão é que em 2020 o projeto já tenha um calendário voltado para a produção do açaí e desenvolvimento pessoal dos ribeirinhos, além da construção de tecnologias sociais agregado ao estudo de mestrandos do mestrado profissional em Gestão do Conhecimento e ao Grupo de Pesquisa em Gestão Social e do Desenvolvimento Local (GESDEL).
 

Comentários