Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA lança cursos de aprendizagem

Universidade oferece, a partir deste semestre, cursos voltados para o Programa Jovem Aprendiz
Assessoria de Comunicação Por: Peterson Mayrinck 17/08/2017 - 14:15 - Atualizado em: 17/08/2017 - 14:39
Programa Jovem Aprendiz
UNAMA oferece cursos para o Jovem Aprendiz

A Universidade da Amazônia - UNAMA oferece, a partir deste semestre letivo, cursos do Programa Jovem Aprendiz. Agora, empresas e alunos terão acesso a qualificações para atender às necessidades em Belém, no Pará.

Empresas interessadas em realizar a parceria com a Instituição podem solicitar o contato com a área comercial pelo hotsite da UNAMA, pelo e-mail jovemaprendiz@unama.br ou ainda pelo telefone (92) 4009.3063. A contratação por meio do Programa Jovem Aprendiz é exigida por lei e toda empresa com mais de sete funcionários possui cota de contratação de aprendizes de 5% a 15% do total de seu quadro funcional. Atualmente, cerca de 60% das empresas com parceria com o grupo Ser Educacional são de pequeno porte, enquanto outros 40% são de grande porte.

Sobre o Jovem Aprendiz

A Aprendizagem Profissional é o programa destinado à formação técnico-profissional metódica de adolescentes e jovens, desenvolvida por meio de atividades teóricas e práticas e que são organizadas em tarefas de complexidade progressiva. Tais atividades são implementadas por meio de um contrato de aprendizagem, com base em programas organizados e desenvolvidos sob a orientação e responsabilidade de entidades de ensino habilitadas.

A aprendizagem tem como objetivo formar um banco de futuros profissionais das empresas, além de servir como a primeira oportunidade no mercado de trabalho para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos. Entre os cursos mais procurados estão as formações para cargos como assistente administrativo, operador de telemarketing e vendedor de comércio varejista. “Toda empresa possui uma área administrativa e de atendimento, portanto existem mais oportunidades para estas áreas”, comenta a coordenadora de cursos técnicos do grupo Ser Educacional, Mariana Rocha.

O programa de aprendizagem possui uma formação profissional dentro do contrato de trabalho e o jovem aprendiz possui vínculo empregatício com a empresa. A duração é de 17 meses, nos quais o aprendiz integra o corpo funcional da empresa e aprende o ofício com uma das Instituições de Ensino do Grupo. “Os jovens aprendizes matriculados nos cursos de aprendizagem fazem uso de salas de aulas bem equipada, com instrutores qualificados e apoio na triagem e encaminhamento”, informa Mariana.

Os alunos se inscrevem por meio do site da Instituição mais próxima e passam por um processo de triagem e seleção da área de empregabilidade antes de serem indicados para as empresas. “É a primeira experiência deles no mundo do trabalho, onde aprendem seus ofícios com salários que giram em torno de R$440 a R$620, dependendo da carga horária”, indica a coordenadora.

Quando os jovens estão na formação teórica prevista pelo programa, eles são informados sobre as nuances do mundo corporativo e treinados a responder aos desafios do mundo do trabalho, além de serem empreendedores de sua própria história profissional. A preparação para assumir uma função ainda inclui assuntos como ética, cidadania e marketing pessoal, além de disciplinas específicas do curso escolhido - como, por exemplo, rotinas administrativas.

Os alunos são avaliados pelo conteúdo dado em sala de aula, comportamento, assiduidade e pontualidade. Cada Instituição também conta com profissionais que visitam as empresas parceiras e levam avaliações a serem respondidas sobre o desempenho de cada jovem e da própria Instituição qualificadora, enquanto os jovens avaliam seus gestores. O Grupo disponibiliza ainda uma consultoria para o melhor aproveitamento dos jovens aprendizes nas estruturas das empresas.

O custo da formação profissional e acompanhamento dos jovens no programa é custeado somente pela empresa, que conta com a estrutura do grupo Ser Educacional também com benefícios em outros serviços educacionais - como descontos em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação para os colaboradores, além de acesso às estruturas das faculdades.


Serviço
Programa Jovem Aprendiz

UNAMA - contato pelo site, por e-mail jovemaprendiz@unama.br ou pelo telefone (92) 4009.3063

Comentários