Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


UNAMA fecha parceria com o INSS

Estudantes poderão estagiar em ações do projeto Parcerias para a Qualidade de Vida no Trabalho
Assessoria de Comunicação Por: 11/10/2017 - 16:24
A parceria foi firmada com o curso de Terapia Ocupacional da Universidade

Por Camille Nascimento

No último dia 03, a Universidade da Amazônia (UNAMA) celebrou o convênio com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora, a Instituição de Ensino Superior (IES) atuará no Projeto Parcerias para a Qualidade de Vida no Trabalho.

O programa de autoria do INSS, com apoio do Ministério da Previdência, busca realizar uma vigilância epidemiológica, por meio de levantamento das principais doenças e motivos de afastamentos dos servidores. Após este mapeamento, será feito um processo de intervenção com profissionais da área da saúde do trabalhador para que haja a melhora de qualidade de vida deles.

A ideia é que o projeto piloto seja executado em Belém, nas Agências Previdenciárias da Saúde (APSs). Segundo a coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da UNAMA, Sabrina Queiroz, o INSS fez um levantamento e constatou que, em Belém e Ananindeua, o número de funcionários em afastamento chega a 7 mil. “Os estudantes da UNAMA vão atuar exatamente na área da saúde do trabalhador, na vigilância epidemiológica e nos processos de intervenção, já que as APSs não têm servidores suficientes. Este trabalho equivale aos estágios e aos projetos de extensão”, explica a professora. 

A parceria tem previsão para durar cinco anos, envolvendo os cursos de Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço Social para atender a população que venha a ter complicações com o trabalho. “Temos dificuldade em alocar os nossos alunos na área da saúde do trabalhador, então é uma parceria muito produtiva”, avalia a coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da UNAMA, Sabrina Queiroz. 

Comentários