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Unama e Unicef discutem resultados de projeto de inclusão de crianças e adolescentes

Agenda Criança na Amazônia é fruto de uma parceria que visa oferecer melhores condições de ensino para jovens do Pará
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 21/12/2016 - 10:02
mulher ensina criança
O programa de mapeamento de crianças começou em Belém e identificou quem precisa do trabalho de inclusão

A Universidade da Amazônia (UNAMA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Estado do Pará fizeram um balanço das atividades promovidas, em 2016, pelo projeto Agenda Criança na Amazônia, que mapeia crianças que necessitam de apoio especial dentro das escolas públicas do Pará.  A reunião, realizada em dezembro, também discutiu futuras parcerias e contou com a presença da vice-reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, e do coordenador o coordenador do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Estado do Pará, Fabio Atanasio Morais.

Em Belém, o projeto do Unicef teve participação da Agência UNAMA e apoio da Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa). De acordo com Betânia Fidalgo, o programa de mapeamento de crianças começou em Belém e identificou quem precisa do trabalho de inclusão. “Após esse primeiro passo, intensificamos a formação dos professores na escola para que eles possam oferecer uma melhor qualidade de vida e de aprendizado para os jovens que por algum motivo portem alguma necessidade especial”, explica.

Para Fabio Atanasio, coordenador do escritório do Unicef no Pará, a parceria se reveste em uma série de menções, estabelecendo um amplo leque de instituições para garantir os direitos da criança e do adolescente com deficiência, no caso mais específico a inclusão delas. “Sem essa parceria com a UNAMA nós não teríamos como garantir uma equipe que de maneira competente conseguiu conduzir esse trabalho", reforçou.

O projeto Agenda Criança na Amazônia foi desenvolvido para discutir políticas públicas voltadas para jovens, com o auxílio de articuladores que atuam em municípios do Pará, Amazonas e Maranhão, sendo responsáveis por mobilizar as autoridades políticas em busca de melhorias na área da infância e adolescência.

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