Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA desenvolve estudos sobre dunas na região de Salinas

Pesquisa prevê a reconstituição paleogeográfica da região Nordeste do estado do Pará
Assessoria de Comunicação Por: Raphael Marinho 06/07/2017 - 10:05 - Atualizado em: 06/07/2017 - 10:07
Imagem mostra uma pessoa observando uma paisagem
O objetivo inicial do projeto é identificar os tipos de dunas costeiras do Nordeste do estado
Os professores Francisco Abrantes Jr. e Igor Charles, do curso de Geologia da Universidade da Amazônia (UNAMA), estão, juntamente a quatro alunos da graduação, desenvolvendo um projeto na região Nordeste do estado do Pará. O projeto consiste na análise geográfica da área, que resultará em dados para construção de estudos de riscos decorrentes da movimentação das dunas.
 
Segundo o professor Francisco Abrantes Jr., o objetivo inicial do projeto é identificar os tipos de dunas costeiras do Nordeste do estado e traçar os riscos da área. “A partir da identificação dos tipos de dunas, da distribuição geográfica, o regime dos ventos e os aspectos sedimentológicos, poderemos reconstituir a paleogeografia das dunas e então fazer estudos preditivos na região de Salinópolis. E, por fim, verificar o tempo de migração das dunas e as áreas de risco para a construção civil”, conta.
 
O professor ainda acrescenta que a partir desse estudo muitos trabalhos serão construídos devido a relevância desses materiais que foram coletados. “Os resultados serão submetidos ao 15º Simpósio de Geologia da Amazônia (UFPA) e ao 2º Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia (UNAMA), bem como posteriormente os alunos farão a aquisição de mais dados para incluir nos seus trabalhos de conclusão de curso e para a produção de artigos científicos”, ressalta.
 
A primeira fase do projeto, que aconteceu durante o mês de junho, levou os estudantes aos municípios de Crispim e Salinópolis para realizar coleta de dados. Nesta etapa, foram recolhidos sedimentos, feita a mensuração do vento e coleta de imagens via satélite. A partir de agora o projeto passa a sistematizar as informações obtidas para o desenvolvimento de estudos para publicações.
 

Comentários