Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA debate os desafios de ensinar História

Durante três dias, Instituição reunirá profissionais para discutir os métodos e abordagem no lecionar
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 09/05/2018 - 09:32
Imagem mostra pessoas assistindo a uma palestra
Evento tem por objetivo discutir os caminhos do ensino de História na Amazônia
Entender o desenvolvimento da humanidade levando em consideração a evolução, época, trajetória, são algumas funções do papel do historiador. Mas um dos grandes desafios desse profissional - habilitado na licenciatura - é desenvolver métodos para o entendimento dos estudantes sobre o assunto proposto pela disciplina. É pensando em discutir formas de lecionar, que a Universidade da Amazônia (UNAMA) realizará, entre os dias 14 e 16 de maio, a I Semana de História. Organizado pela coordenação do curso de História da Instituição, a evento terá sua abertura feita no auditório David Mufarrej, no campus Alcindo Cacela, a partir das 18h30.
 
A semana terá como tema “Diálogos sobre o Ensino na Amazônia”. No segundo dia, a partir das 16h, a programação segue com o simpósio abordando o uso dos livros didáticos na história na Amazônia; Cidades e Poder; e sobre Relações de Trabalhos e Movimentos Sociais. Entre os convidados do evento estão o dr. Mauro Coelho e a dr. Wilma Coelho, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e o dr. Amilson Pinheiro, da Universidade Estadual do Pará (UEPA). 
 
A I Semana de História tem por objetivo discutir os caminhos do ensino de História na Amazônia, além de compreender a região e os estudos sobre ensino a partir do lugar de fala. Segundo o coordenador da graduação em licenciatura em História da UNAMA, Diego Pereira, o evento visa, principalmente, estabelecer um debate interinstitucional sobre o ensino. “A Semana demonstra também o amadurecimento das propostas e convida professores de outras instituições para estabelecer um debate sobre as formas de ver e ensinar a História”, ressalta. 
 
Os acadêmicos interessados em submeter resumos para os simpósios devem encaminhá-los até o dia 14 de maio, para o e-mail: historialic.alcindo@unama.br. A programação da I Semana de História é gratuita e as inscrições podem ser feitas https://extensao.unama.br/.
 
SERVIÇO
I SEMANA DE HISTÓRIA 
Data: 14 a 16 de maio – Abertura a partir das 18h30
Local: Auditório David Mufarrej – UNAMA| Campus Alcindo Cacela
Submissão de resumos: historialic.alcindo@unama.br

Comentários