Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA debate os 50 anos da terapia ocupacional no Brasil

Atividade busca mesclar o conhecimento científico e profissional da atuação
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 03/12/2019 - 10:03 - Atualizado em: 04/12/2019 - 12:09
Terapia ocupacional
A UNAMA – Universidade da Amazônia vai discutir, nos dias 04 e 05 de dezembro, os 50 anos da Terapia Ocupacional no Brasil. Foram organizadas palestras com foco na saúde mental da população, reabilitação física de doenças neurológicas, além do empreendedorismo na terapia ocupacional. A programação segue de 8h às 12h, no auditório B-100, do campus Alcindo Cacela. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: unama.br.
 
As palestras da UNAMA são destinadas aos acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área da saúde. A atividade vai mesclar o conhecimento científico e profissional da atuação, passando pela questão histórica, meios de atuação e os principais desafios com objetivo de apresentar as diversas atividades da terapia ocupacional, com foco na qualidade da saúde mental e na independência e autonomia de pacientes que sofreram distúrbios neurológicos.
 
Segundo a coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da UNAMA, Sabrina Queiroz, a profissão é nova e surgiu por uma demanda pós-guerra. “A teoria ocupacional teve início nos hospitais, atuando na área da reabilitação física. Em nível mundial, veio para ajudar os feridos da segunda Guerra Mundial. Esse profissional adaptava as atividades para permitir a independência dessa pessoa nas ocupações. No Brasil, a terapia chegou para cuidar de uma clientela vítima de doenças crônicas e acidentados de trabalho. É isso que vamos abordar, passando para os dias atuais”, explicou.
 
O curso da UNAMA – pertencente ao Centro de Ciências Biológicas da Saúde – é bem avaliado pelo Ministério da Educação, com o conceito 4, além de ser uma das mais antigas Instituições de Ensino Superior formadoras dessa profissão. “Essa foi uma das formas da UNAMA para parabenizar os alunos, professores e terapeutas ocupacionais. Ela que vem contribuindo para a formação desses profissionais há 11 anos, colocando no mercado terapeutas ocupacionais capacitados para atuarem na qualidade de vida da população”, finalizou a gestora.
 

Comentários