Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA comemora 10 anos do Programa de Mestrado

Área de Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano já teve mais de 100 dissertações produzidas
Assessoria de Comunicação Por: Raphael Marinho 30/08/2017 - 11:29
Ilustração mostra vários elementos do meio ambiente
O marco será comemorado com o evento “Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade: desafios e oportunidades”
O Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (PPDMU) da Universidade da Amazônia (UNAMA) está em ritmo de festa pelos 10 anos de história. O marco será comemorado com o evento “Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade: desafios e oportunidades”. A programação será realizada no campus Alcindo Cacela, entre os dias 28 e 30 de agosto, a partir das 17h.
 
A palestra será nesta quarta-feira (30), às 18h30, no Auditório David Mufarrej, e terá como convidada a Secretária Extraordinária de Estado de Gestão Estratégica, Noêmia Jacob. Ela falará sobre as “Estratégias para o desenvolvimento harmônico sustentável do estado do Pará”.
 
A programação também contará com um Talk Show, com o professor Leonardo Bello, sobre os desafios e soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos. Na ocasião, serão entrevistados a diretora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ingrid Mendes, o representante da Associação de Brasileira de Engenharia Sanitária, David Lopes, o representante do Banco da Amazônia, Oduval Neto, e também representantes da Associação de Catadores.
 
O coordenador do PPDMU, Leonardo Bello, conta que o evento é uma oportunidade de comemorar, mas também fazer um balanço e estabelecer metas. “Obter um selo de 10 anos representa uma trajetória de qualidade e evolução institucional. Por outro lado, do ponto de vista do planejamento estratégico, a ocasião é uma importante oportunidade para a reflexão e fazer um balanço sobre os sucessos e insucessos e estabelecer novas metas, ajustar trajetórias evolutivas e focar na evolução do programa”, conta o professor.
 
O professor também destaca a importância cientifica do Programa, que forma anualmente mestres e, consequentemente, atua na produção de pesquisas. Até hoje foram mais de 100 dissertações, divididas em duas linhas de pesquisas: “Planejamento, Tecnologia e Infraestrutura em Ambientes Construídos” e “Gestão, Planejamento e Dinâmica Socioambiental Urbana”, todas disponíveis no site (http://www6.unama.br/mestrado/desenvolvimento/).
 
"O conhecimento científico produzido pelas dissertações fica disponível e pode ser apropriado de maneira geral pela sociedade. Além disto, desafios das políticas setoriais são abordados com base em demandas reais de instituições públicas e privadas. O conhecimento científico produzido é bastante diversificado”, ressalta.
 
O evento é gratuito e aberto ao público. Dúvidas podem ser direcionadas ao e-mail: ppdmu@unama.br.

Comentários