Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA Castanhal mobiliza doadores de sangue

A ação vai acontecer de 22 a 27 de novembro, no hemocentro da cidade
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 12/11/2021 - 15:02 - Atualizado em: 12/11/2021 - 20:05
UNAMA Castanhal mobiliza doadores de sangue
Entre os dias 22 e 27 de novembro, a UNAMA - Universidade da Amazônia será parceira em uma ação do Hemocentro de Castanhal, pelo Dia Nacional o Doador de Sangue, celebrado no dia 25 deste mês. Além da sensibilização para que docentes, gestores e acadêmicos possam contribuir com o estoque da fundação, a UNAMA Castanhal vai disponibilizar uma infraestrutura - com tendas e brindes - de sensibilização para que mais pessoas apoiem a causa. A programação vai acontecer das 7h até às 17h, no Hemopa Castanhal.
 
Não é a primeira vez que a UNAMA participa de ações externas junto ao HEMOPA. Esta ação entrou para o calendário de Responsabilidade Social da Instituição de Ensino Superior (IES). A meta é contribuir para que a hemorede alcance 250 bolsas de sangue, em sete dias de programação.
 
Para a diretora da UNAMA Castanhal, Sabrina Favacho, o projeto deve, ainda, incentivar a cidadania. "Nós, enquanto instituição responsável, temos a missão de contribuir com a consciência solidária e poder salvar a vida de outras pessoas. Nosso intuito é sermos multiplicadores desse gesto nobre que garante a saúde ao próximo", falou a gestora.
 
Segundo a assistente social e responsável pela Captação de Doadores do Hemopa Castanhal, Anaides Tavares, essa é uma ação estratégica. "A UNAMA é uma das nossas parceiras. Desde o ano passado, eles já vêm conosco e a gente quer continuar com esse apoio, que vem agregar no evento, na visibilidade e na nossa estratégia logística", disse Anaides Tavares.
 
Quem quiser doar, basta se dirigir ao Hemocentro de Castanhal, que fica na Tv. Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia, Conj. Maria Alice, B-2 e B-3.
 
Critério para a doação:
Ter entre 16 e 69 anos de idade (Aos menores de idade é obrigatório a presença de pais ou responsáveis legais); pesar mais de 50 kg; estar em boas condições de saúde e alimentado; apresentar um documento de identificação oficial (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
 
Quem teve Covid-19 precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Já para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, é preciso esperar 48 horas para fazer a doação. Quem se imunizou com a vacina AstraZeneca/Fiocruz, o tempo de espera sobe para 7 dias, após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar, após 7 dias.
 

Comentários