Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA assume a presidência do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará

A decisão ocorreu na última quarta-feira (21) em reunião entre reitores e dirigentes
Assessoria de comunicação Por: Alessandra Fonseca 23/07/2021 - 09:40 - Atualizado em: 23/07/2021 - 09:44
A UNAMA - Universidade da Amazônia foi eleita como presidente do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará (FIESPA). A decisão ocorreu na última quarta-feira (21), durante reunião que realizada no formato híbrido. Além da participação de reitores e dirigentes de 11 universidades e outras instituições paraenses que integram o Fórum, estiveram presentes o secretário da SECTET- Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Carlos Maneschy, e o diretor presidente da Biotec-Amazônia, José Seixas Lourenço. 
 
A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, passa a ocupar o cargo de presidência da FIESPA, que anteriormente era exercido por Marcel Botelho, reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia. Na ocasião, também houve a escolha para o novo vice-presidente, que, por unanimidade, Cláudio Alex, reitor do Instituto Federal do Pará, ocupará a função.  
 
Segundo Betânia Fidalgo, o cargo representa um grande passo para a UNAMA enquanto instituição de ensino desenvolvedora de pesquisa e extensão. “Ficamos muito honrados em ocupar este cargo que representa a viabilização de desenvolvimento de atividades que são de interesse comum das instituições, que é a execução de projetos, estudos e pesquisas no Pará. Agradeço ao professor Marcel pelo trabalho e empenho durante a presidência e por tudo o que foi feito pelo Fórum nesse período como presidente. Também destaco a importância de representar as mulheres do nosso estado como gestora, nesse papel que não é fácil, mas é possível”, afirmou a reitora.  
 
A reunião também pontuou sobre os avanços na carteira de projetos em Bioeconomia pelo Centro de Desenvolvimento Regional/ Pará – Região Metropolitana de Belém (CDR/Pará-RMB). Em seguida,  o secretário Carlos Maneschy comentou algumas ações desenvolvidas pela SECTET. A busca por soluções conjuntas para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação na região é um dos principais objetivos do Fórum e o maior desafio da nova gestão.  
 
Entre as instituições públicas e privadas que compõem o grupo estão: Universidade Federal do Pará, Universidade Federal Rural da Amazônia, Instituto Federal do Pará, Cesupa- Centro Universitário do Pará, UNAMA-Universidade da Amazônia, Universidade Estadual do Pará, Embrapa, Museu Paraense Emílio Goeldi, Instituto Evandro Chagas, Universidade Federal do Oeste do Pará e Unifesspa. 
 

Comentários