Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Último dia do Congresso Constitucional discute inclusão e o papel do Supremo Tribunal Federal

O terceiro dia de programação também contou com apresentação de trabalhos científicos de estudantes de todo o Brasil e por um show de stand up
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 30/10/2017 - 18:42 - Atualizado em: 31/10/2017 - 10:38

O III Congresso Brasileiro de Processo Constitucional, promovido pela Universidade da Amazônia (UNAMA), finalizou mais uma edição do evento com ampla programação para discutir cidadania, direitos e constituição. Com o tema “15 anos do Código Civil e 30 anos da Constituição Federal”, o evento reuniu mais de 2 mil participantes, profissionais renomados e personagens importante do judiciário brasileiro.

A primeira conferência da tarde destacou a inclusão social no Direito, durante a palestra “A Constituição Federal e o dever de incluir”, ministrado pelo Doutor e Livre-docente em Direito Constitucional, Luiz Alberto David. De acordo com o palestrante, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência é importante porque contribuiu para mudanças no Código Penal, Civil e do Consumidor, além disso, questionou a necessidade para sensibilização dos profissionais do Direito para o assunto. “Precisamos olhar para o outro, entender e trabalhar as diferenças analisando de forma ética os mais diversos ambientes processuais e os lados que os compõem”, afirma.  

Além das conferências e apresentação de Trabalhos Científicos, a programação do último dia de Congresso contou ainda com um stand up exclusivo ministrado pelo personagem Epaminondas Gustavo, de autoria do juiz paraense Claúdio Ribeiro. A apresentação falou sobre o cotidiano do paraense, animando o público em geral.

A programação encerrou com a palestra “O papel do STF na concretização dos Direitos Fundamentais: algumas premissas fatico-juridicas, como os limites que um juiz, como ser humano, tem como decidir casos complexos e moralmente carregados como são os casos que envolvem os direitos fundamentais. “A partir dessa premissa eu analiso o papel que os Ministros do Supremo têm na concretização desses direitos, já que o supremo como guardião da constituição tem a missão de fixar regras de interpretação desses direitos fundamentais que devem orientar soluções de casos futuros”, explicou. 

 

Galeria: 
O papel  do STF na concretização dos Direitos FundamentaisMarcelo Novelino em palestra no III Congresso Brasileiro de Processo Constitucional Epaminondas Gustavo encerra programação III Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalJuiz da 1ª Vara de Execuções Penais, Claudio Rendeiro, com o  personagem Epaminondas GustavoApresentação de trabalhos acadêmicos no III Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalConferência sobre "Constituição e o dever de incluir" - ministrada pelo pós-doutor Luiz Alberto DavidA inclusão trabalhista foi destaque na palestra do pós-doutor Luiz Alberto DavidLuiz Alberto abre última parte do III Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalMomento de descontração do III Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalGrupo Ser Educacional finaliza III Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalEpaminondas Gustavo abrilhantou a noite do  III Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalDe forma simples, personagem fala de forma fácil como conseguir os direitos;Epaminondas Gustavo durante stand-up Grupo ser convida  Epaminondas Gustavo para Pocket show Mais de duas mil pessoas participaram dos três duas de congresso

Comentários