Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Treino de pilates ajuda no corpo e no equilíbrio da mente

Clínica-Escola de Fisioterapia da UNAMA oferece prática da modalidade
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 04/10/2019 - 10:27
Imagem mostra mulher fazendo exercício de pilates com auxilio de instrutora
Pilates ajuda a equilibrar corpo e mente
Muito mais que um exercício físico, o pilates é uma modalidade que ajuda a equilibrar corpo e a mente. Dividido em solo ou com equipamentos, qualquer pessoa pode ser adepta a prática. Isso inclui crianças, gestantes, e, principalmente, idosos. Apesar de ser um treinamento de baixo impacto, os exercícios variam também desde os níveis iniciantes até o avançado.
 
Um desses espaços para a prática do pilates, em Belém, é clínica de fisioterapia o UNAMA - Universidade da Amazônia. Quase 50% dos pacientes são idosos, que buscam qualidade de vida e principalmente fortalecimento da musculatura. Os atendimentos acontecem em grupos de até quatro pessoas, sempre no auxílio de um profissional fisioterapeuta instrutor.  Cada sessão dura em média 45 minutos.
 
A professora universitária, Luisa Barros, é uma das pacientes. Praticante de corrida de rua, associado à musculação, ela diz que a nova modalidade veio somar os exercícios. “É a primeira vez que estou fazendo essas aulas. Entrei com a ideia de aumentar a amplitude das passadas da corrida e na resistência e hoje – com quase um mês – sinto melhora na postura, respiração e na concentração”, disse a paciente.  
 
Para a docente responsável pela gestão da Clínica-Escola de Fisioterapia da UNAMA, Daniela Teixeira, os benefícios vão além do bem-estar. “Estamos falando de correção de alterações posturais, resistência física, aumento de concentração, alívio dos impactos nas articulações e, por consequência, das dores. Aliviando a carga de estresse corporal, esse indivíduo inicia um processo de relaxamento, de consciência corporal e no melhor aproveitamento da respiração. O pilates tem um trabalho completo”, pontuou a docente.
 
A instrutora da clínica da UNAMA - habilitada há quase quatro anos em pilates, Bianca Monte, também teve a vida modificada após os treinos. “Comecei os exercícios para trabalhar a ansiedade. Resolvi fazer o curso e hoje eu posso dizer que recuperei até a autoestima”, falou.  
 
Atendimento na clínica-escola
 
Qualquer pessoa pode se inscrever nas turmas de pilates da UNAMA. Os interessados devem procurar da clínica-escola da UNAMA, de 8h às 21h, que fica na avenida Alcindo Cacela, nº 359.  Estão à disposição da comunidade atendimentos nos três turnos, às segundas, quartas e sextas-feiras. Terças e quintas-feiras as aulas são pela manhã. Quem preferir pode marcar uma sessão experimental pelo telefone: 4009 3069. Outras informações pelo site: unama.br.
 

Comentários