Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Opinião


Trabalho: fonte de renda, riqueza e dignidade

Janguiê Diniz - Fundador e Presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Assessoria de Comunicação Por: 31/03/2022 - 09:35
Quero iniciar deixando algo bem claro: engana-se profundamente que a “vida boa” é algo de fácil aquisição, ou mesmo manutenção. É muito comum, ao ver alguém rico e bem-sucedido, pensar que tal condição é fruto de condutas duvidosas, ou reflexo de possíveis heranças. A verdade é que, na maioria dos casos, o sucesso só vem depois de muito trabalho, árduo e extenuante, com muito suor e lágrimas. É, inclusive, o trabalho digno, honesto e dedicado que garante um futuro de prosperidade e a certeza de uma vida com propósito e legado.
 
Um dos principais pilares do sucesso, da prosperidade e da riqueza financeira é o trabalho. Para realizar qualquer sonho, prosperar e adquirir riqueza financeira, é necessário trabalhar muito, com intensidade e dedicação. Tudo o que se investe em um trabalho sério, honesto, íntegro, ético e com bom propósito sempre traz como resultado “lucros” muito maiores do que o esforço – e aqui não me refiro necessariamente a algo material, mas tudo o que vem como recompensa. Trabalhar também é forma de buscar satisfação pessoal, autorrealizações. Além de tudo, é por meio dele que se consegue as condições para atingir outros objetivos.
 
Infelizmente, muitas pessoas encaram o trabalho como um mal necessário para pagar contas. Mas esse não pode ser o seu único objetivo. O trabalho tem a ver com outras questões mais nobres, que vão muito além do próprio sustento. É preciso encarar o trabalho não só como uma “obrigação”, algo imposto por uma realidade capitalista, mas também como uma oportunidade de criar, realizar, conquistar e, acima de tudo, fazer-se presente no mundo, deixando uma história a ser contada e frutos duradouros. Quando encaramos o trabalho como a possibilidade de trazer benfeitorias à sociedade e deixar uma marca, tudo fica mais fácil e prazeroso.
 
Também importa ressaltar: não há trabalho vergonhoso, de menor importância ou irrelevante, desde que desempenhado de forma correta. Toda ocupação é digna, pois é dela que vem o sustento e o progresso. Ao trabalhar, o ser humano constrói seu futuro, o de sua família e da sociedade que o cerca. Ademais, todo trabalho tem seu papel na grande engrenagem social em que está inserido, possui um objetivo e traz benefícios. Não deve, portanto, ser motivo de vergonha ou descontentamento – até porque, quando se está infeliz em uma posição profissional, sempre há a possibilidade de buscar outras.
 
Se trabalhar, para você, resume-se a apenas “vender horas”, é bom repensar prioridades. Sempre há tempo de encontrar uma ocupação que seja prazerosa, traga orgulho e possibilite o desenvolvimento pessoal. É sempre positivo pensar em como se pode gerar benefícios para a sua realidade por meio do trabalho digno e honesto, com propósito e objetivos. Trabalho é, sobretudo, fonte de prazer, sucesso, prosperidade e também riqueza financeira.

Comentários