Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Opinião


Toda transformação começa na mente

Janguiê Diniz - Fundador e Presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Assessoria de Comunicação Por: 02/03/2022 - 14:12
Mudar é sempre bom – por vezes, até necessário. Há mudanças que nascem de desejos internos, necessidades impostas, ou mesmo oportunidades. Toda mudança e transformação, quando se sai de um estado de vida para outro, precisa começar no primeiro e mais forte ponto de apoio: a mente. Uma programação mental positiva e de vitória é essencial para que o sucesso seja alcançado de forma robusta e consistente.
 
A verdade é que existe uma programação mental para o sucesso, uma forma de utilizar o cérebro que nos favorece para que sejamos bem-sucedidos. Nosso cérebro é como um computador: nele podemos instalar programas e salvar informações que o farão agir da maneira como desejemos. Essa é a falada programação mental: instalar os programas certos, que direcionem a máquina em suas ações. Tudo depende das crenças que alimentamos em nossa mente – em especial em nosso subconsciente. Se você nutre pensamentos positivos, suas chances de sucesso em seus projetos serão muito maiores do que caso se sobressaíssem os pensamentos negativos.
 
Para além de ter uma programação mental para o sucesso, é preciso sentir-se merecedor deste. Pensemos: ninguém conquista o sucesso, a prosperidade e a riqueza material sem se esforçar bastante e sem que se sinta merecedor de tais realizações. Isso porque os que acreditam serem dignos de seus feitos têm intrínseca em sua mente a motivação para correr atrás, trabalhar, lutar pelo que querem. Já os que não acreditam no mérito próprio acabam não se movendo, permanecendo estáticos, descrentes de qualquer resultado positivo. É a tal da fé: quando você acredita, sente-se motivado para fazer acontecer; se não acredita, deixa para lá.
 
Uma boa estratégia para melhorar a programação mental é fazer buscar cursos e treinamentos, ler bons livros, aprender constantemente. Criar esse arcabouço de conhecimento e referências ajuda a trazer mais segurança, afinal, dificilmente alguém se sente pronto para algo sem ter o mínimo de conhecimento necessário. O estudo continuado enriquece a mente e motiva a querer mais, sendo um grande propulsor da vida.
 
T. Harv Eker, grande inspiração para mim, asseverou certa vez que “o corpo só realiza e alcança aquilo que a mente acredita”. Portanto, quem quer conquistar um objetivo ou realizar um grande feito precisa, antes de tudo, sentir-se merecedor e, então, construir a programação mental desejada para aquilo. É preciso lembrar que é o cérebro que controla todo o corpo: quando aquele dá o estímulo correto, este atua da melhor forma. Corpo e mente andam juntos nessa empreitada.
 

Comentários