Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


Tecnologia dos games na produção de conhecimento e trabalho

Os games estão na vanguarda das pesquisas em múltiplas áreas do conhecimento e também estão no centro de um mercado em crescimento
Assessoria de Comunicação Por: Raphael Marinho 11/09/2017 - 15:19
Imagem mostra três pessoas com smartphones
Evento acontecerá no Hangar Centro de Convenções da Amazônia
Os games para além de entretenimento estão ganhando nos últimos anos papeis de destaque nas empresas como ferramenta de trabalho e nos meios acadêmicos como objetos de pesquisa em diversas áreas. Por este motivo, a gamificação será um dos assuntos discutidos no 2º Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade da Amazônia (UNAMA), que acontecerá no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, nos dias 29 e 30 de setembro.
 
O professor Edinaldo La-Roque, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), conta que os smartphones tornaram-se aparelhos indispensáveis no cotidiano de quase todas as pessoas e profissões. Para ele, essa realidade viabiliza o acesso a jogos digitais por muitas pessoas, sendo que esse acesso não se restringe apenas ao entretenimento, mas também para assuntos profissionais e científicos. “Gamificação é um assunto interessante, pois nos apresenta uma maneira inovadora e atrativa de incentivar grupos de pessoas a participarem de uma espécie de competição sadia, onde todos saem ganhando: líderes e liderados, docentes e discentes. Tudo isso com o uso de um dispositivo que se tornou quase que indispensável no cotidiano de grande parte de todos nós: o smartphone", conta o professor.
 
Durante o congresso o tema da gamificação será apresentado em duas palestras, ambas no dia 30, a partir das 14h. A primeira será sobre “Gamificação como ferramenta para aumentar o engajamento dos usuários e a produtividade nas empresas”, com o professor Antônio Jacob que é doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará e a palestra sobre “Técnicas de gamificação como auxílio ao ensino de redes de computadores”, com o professor Raimundo Viegas, doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do norte.

Comentários