Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Setembro Amarelo: Veja a importância de cuidar da saúde mental e combater o suicídio

Por: Ruan Reis 01/09/2022 - 11:06
Freepik

“A vida é a melhor escolha!” Esse é o lema da maior campanha de prevenção ao suicídio - Setembro Amarelo, que foi desenvolvida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). 

As ações tomadas por essa campanha ajudam diversas pessoas que precisam de apoio psicológico. O que, de acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, se faz bastante necessária, pois foram registrados mais de 700 mil casos de suicídios em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

A psicóloga e professora Márcia Karine explica que as pessoas normalmente dão sinais de que não estão bem e que precisam de acolhimento. “A família deve ficar em alerta com a mudança de comportamento, porque, na verdade, uma pessoa não busca o suicídio, mas sim tirar do peito a dor que sente e não sabe explicar”, diz.

Esses números alarmantes reforçam a importância de se cuidar da saúde mental, que, infelizmente, ainda é um tabu a ser quebrado no país. Porém, algumas atitudes podem ajudar a mudar esse quadro.

O QUE PODE REDUZIR O RISCO DE SUICÍDIO?

Conforme a cartilha de prevenção da OMS, alguns fatores de proteção ajudam a reduzir o risco de alguém cometer suicídio, são eles:

• Apoio da família, de amigos e de outros relacionamentos significativos;

• Crenças religiosas, culturais, e étnicas;

• Envolvimento na comunidade;

• Uma vida social satisfatória;

• Integração social como, por exemplo, através do trabalho e do uso construtivo do tempo de lazer;

• Acesso a serviços e cuidados de saúde mental. 

TODAS AS PESSOAS DEVEM CUIDAR DA SAÚDE MENTAL?

Sim, isso é um fato! Buscar ter uma boa saúde mental melhora as suas condições de administrar situações estressantes. Afinal, a mente tem influência nas condições físicas, no bem-estar e nas atividades relacionadas ao cérebro.

Um bom exercício para acalmar a mente é respirar profundamente e expirar devagar por alguns minutos. Ao fazer isso, você pode relaxar os músculos, diminuir o ritmo cardíaco, ter a sensação de bem-estar e levar mais oxigênio para o cérebro.

ONDE POSSO ENCONTRAR APOIO PSICOLÓGICO NA UNAMA?

UNAMA busca dar o devido apoio psicológico às pessoas através das clínicas escola. É lá que os alunos e docentes do curso de Psicologia trabalham com o acolhimento de quem está com dificuldades, ansiedade e precisando de ajuda psicológica.

Lembre-se que o importante é focar na sua saúde mental, buscar um equilíbrio e uma boa qualidade de vida. Se você conhece alguém ou precisa desse apoio psicológico, a instituição está de portas abertas para você!

 

UNAMA

Clínica de Psicologia - CLIPSI 

Endereço: Bloco F - 1º andar Av. Alcindo Cacela

Telefone: (91) 4009-3012

Comentários