Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Ser voluntário: fazer o bem traz incontáveis benefícios!

Por: Caroline Melo 05/12/2016 - 11:40 - Atualizado em: 06/12/2016 - 10:25
Imagem: Shutterstock
Fazer o bem é bom pra você e bom para o mundo!
Voluntário, em sua origem, significa “aquele que age por vontade própria”. O Dia Internacional do Voluntário, comemorado em 5 de dezembro, tem como intenção promover o trabalho das que dedicam parte do seu tempo, sem remuneração, a atividades de bem estar social ou outros campos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Esse tipo de ação traz benefícios tanto para a sociedade como para o indivíduo que a realiza, de forma pessoal, profissional e dentro da comunidade. 
 
 
A lista de pontos positivos em um voluntariado é quase infinita. Além de tirar as pessoas da própria zona de conforto, ser voluntário também é uma forma de ajudar o próximo e entrar em contato com novas realidades, sem contar que ainda é uma excelente uma oportunidade de aprender -  e crescer profissionalmente! Afinal de contas, também é um trabalho sério! E vale mais ainda para quem tem pouca experiência no currículo ou para quem está há muitos meses sem empregos ou realizar algum curso: é um ótimo meio de atualizar seu currículo e não ficar parado. 
 
 
A maioria das empresas costuma interpretar o serviço voluntário como um diferencial no currículo, valorizando o funcionário engajado como uma pessoa com espírito social, que tem disposição para contribuir. “Uma pessoa que se voluntaria sabe conviver com as diferenças e tem mais facilidade em lidar com elas”, conta Syedja Luna, coordenadora de Seleção de Talentos do Grupo Ser. “Quem é voluntário também tende a ser mais preparado em relação à comunicação, à interação com os colegas da empresa e ao trabalho de equipe”, esclarece. Fora isso, a área a que você se dedica durante o voluntariado diz bastante sobre sua visão de mundo e que tipo de habilidades desenvolveu. 
 
 
Geralmente, o principal caminho de encontrar um lugar para se voluntariar são as Organizações Não Governamentais (ONGs). Elas oferecem locais mais próximos. A ONU e a AIESEC,  instituições internacionais, também oferecem oportunidades de voluntariado em diversos países do mundo, onde as pessoas podem trabalhar junto a comunidades e participar de experiências únicas auxiliando em áreas necessitadas e criando experiência no exterior. E não é difícil se tornar um voluntário: qualquer um pode contribuir com suas próprias capacidades, basta querer! 
 
O Grupo Ser Educacional promove, através do Instituto Ser Educacional, atividade junto às comunidades circunvizinhas às suas unidades. Conheça mais sobre as palestras, treinamentos profissionais e outras ações através do blog Ser Social
 
E você, já fez algum trabalho voluntário? Conte pra gente como foi essa experiência!

Comentários