Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


Seminário discute o direito animal em Ananindeua

O evento aconteceu na UNAMA, na última sexta-feira (14)
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 18/12/2018 - 10:35
Imagem mostra pessoas assistindo a uma palestra
Debate teve como objetivo propor que Ananindeua proíba o uso de veículos de tração animal
O movimento de luta pela causa animal foi tema de debate entre professores, estudantes e autoridades durante o seminário “Direitos dos Animais: Desafios e soluções para a sociedade civil e o poder público” na UNAMA – Universidade da Amazônia. Aberto ao público, o seminário aconteceu na última sexta-feira (14), no Auditório 3 do campus Ananindeua.
 
Organizado pelo Grupo de Trabalho de Defesa Animal de Ananindeua, em conjunto com a Secretaria de Saúde (Vigilância Sanitária) e o Núcleo de Responsabilidade Social da UNAMA, o debate teve como objetivo propor que Ananindeua proíba o uso de veículos de tração animal. Recentemente, a Câmara Municipal de Belém aprovou um projeto de lei que dispõe sobre a proibição do uso de veículos de tração animal, bem como a condução de animais com carga e a exploração animal para esse fim em todo o município de Belém.
 
A responsável pelo Núcleo de Responsabilidade Social da UNAMA em Ananindeua, Edwana Monteiro, destaca a importância de discutir temas sobre o assunto. “Leis como esta ajudam a diminuição de zoonoses, ou seja, doenças que advêm de animais abandonados e que possivelmente acometem os homens. A UNAMA não poderia ficar omissa nesta causa, pois, somos partícipes do todo que ocorre quanto aos maus tratos a estes animais, e que além de formadores de profissionais na área da veterinária precisamos levar informação para a sociedade”, afirmou.
 
A proteção aos animais está regulamentada pela Constituição Federal, artigo 225, que assegura a proteção da fauna e flora, “vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade”, segundo a lei. As denúncias de maus tratos devem ser feitas para a Unidade Integrada de Polícia do Meio Ambiente (DEMA) pelo número 190.
 

Comentários