Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Semana de Enfermagem estudo a atuação profissional na Amazônia

A programação será no campus Alcindo Cacela da UNAMA
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 18/05/2018 - 11:54
Imagem mostram enfermeiras de pé
A programação será realizada nos dias 29 e 30 de maio
Os desafios e construções da saúde na Amazônia é o principal tema da X Semana Acadêmica de Enfermagem na Universidade da Amazônia (UNAMA). A programação será realizada nos dias 29 e 30 de maio, a partir das 9h, no auditório David Mufarrej, campus Alcindo Cacela. As inscrições podem ser feitas pelo site extensao.unama.br, com a entrega de kits de higiene que serão doados para vítimas das enchentes de Paragominas.
 
A programação fala sobre a importância da construção da saúde na Amazônia na perspectiva das vivências da enfermagem nos campos políticos, empresariais e sociais. Para a coordenadora do curso, Renata Lopes, o evento aborda questões importantes. “Socializar vivências e práticas que medeiam às boas práticas na formação de enfermeiros no Estado do Pará, fortalecer o fazer do profissional a partir da integração ensino, sistema formador e comunidade e fomentar discussões sobre o fazer qualitativo do enfermeiro a luz da das boas práticas e evidências científicas assim como compartilhar experiências do cotidiano da profissão com base na realidade epidemiológica amazônica são alguns dos debates necessários para a nossa realidade e para o nosso evento”, destacou.
 
Segundo a professora, saúde na Amazônia tem sido uma preocupação desde o início do desenvolvimento da saúde pública no Brasil. “O atendimento comprometido com a qualidade da gestão, assistência, ensino, pesquisa e nos campos políticos e empresariais representam tópicos essenciais e com espaço garantido para discussões sobre a construção da saúde na Amazônia”, afirmou a professora.
 
O desafio principal da construção da saúde é trazer abertura para debates no âmbito governamental, de acordo com a professora "o debate precisa ser feito no meio acadêmico, com os profissionais e a população. Com isso, terá um avanço apontando para a construção e difusão do saber e do conhecimento visando à melhoria na qualidade de vida. A prática requer do profissional de saúde, e principalmente de enfermagem, pela proximidade com a população, uma análise crítica da sua atuação, bem como uma reflexão de seu papel nesse contexto”.

Comentários