Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Seja antirracista: confira atitudes que todos devemos ter no ambiente acadêmico

Por: 21/03/2023 - 09:09

Por: Arcanjo Rodrigues

O dia 21 de Março foi a data escolhida pela
Organização das Nações Unidas (ONU) para representar o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Segundo a própria ONU, a discriminação racial é definida como: ”toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano (em igualdade de condição) de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública.”

E porque essa data específica foi escolhida?
A motivação para tal institucionalização veio após o Massacre de Shaperville, ocorrido na cidade de Joanesburgo, África do Sul, justamente nesse dia, em 1960. Nessa época, a população negra só podia ir em locais específicos, que ficavam descritos numa caderneta que eles deveriam portar para circular. Um protesto foi feito para acabar com tal medida-que era uma das principais do Apartheid-, e mesmo sendo pacífico, acabou gerando muitas mortes e vários feridos.

Infelizmente, o racismo ainda é um tabu a ser quebrado e está longe de ser extinto ou algo próximo disso. É justamente por isso que dias como os de hoje, devem sempre ser lembrados, não apenas como mais uma data no calendário, mas sim como forma de reforçar a importância de revisitarmos algo tão importante e histórico em busca de uma sociedade mais justa.

Importância do ambiente acadêmico nessa luta

O ambiente acadêmico, até por se tratar de um espaço educacional, pode e deve ser um verdadeiro agente impulsionador de práticas antirracistas, pois é nesse lugar que muitas pessoas criam e desenvolvem seus pensamentos críticos e sociais, ou seja, é uma ótima forma de propagar a conscientização.

O primeiro passo neste sentido é reconhecer que você, mesmo não fazendo parte da comunidade negra, deve combater atitudes que ferem a cor ou a raça. Afinal, a luta é de todos. Apoiar pessoas negras também é uma forma de disseminar o antirracismo, pois com mais vozes negras ativas, mais pessoas podem entender a gravidade do assunto do ponto de vista de quem sofre e despertar, quem sabe, mais empatia.

Uma outra forma de combate ao racismo é repensar hábitos e falas preconceituosamente enraizadas, desconstrução é a palavra-chave aqui. Além disso, escutar e se informar mais acerca desta problemática vai fazer com você entenda o propósito dessa luta e siga nisso de forma racional e consciente. Por fim, atitudes mais enérgicas às vezes se fazem necessárias. Em casos mais graves e explícitos, recrimine ou até mesmo denuncie.

Você gostou desse texto sobre esse dia tão importante? Esperamos que sim! O intuito de uma graduação não deve ser apenas profissionalizar o indivíduo, mas também desenvolver ainda mais o seu lado cidadão. Aqui temos diferentes cursos e com certeza você vai se identificar com algum. Veja agora mesmo!

Comentários